Vazou um nude seu no Facebook, e agora?

O passo a passo para minimizar os danos desta situação constrangedora

Quem já se deparou com o vazamento de fotos particulares e íntimas, que haviam sido compartilhadas de forma privada, sabe o pânico que é.

Para minimizar os danos, o Facebook fez uma parceria com a Cyber Civil Rights Initiative e a SaferNet Brasil para criar uma rede de suporte e dicas para usuários que são vítimas de compartilhamento de suas imagens íntimas não consensuais, também conhecidas por “pornografia por vingança”.

Eles criaram um passo a passo a ser seguido:

  1. Entre em contato com o Canal de Ajuda da SaferNet Brasil e tenha junto de você pessoas de extrema confiança, como sua melhor amiga, seu parceiro, um terapeuta, um parente mais próximo ou até um advogado. Neste momento, é importante estar perto de pessoas queridas.
  2. Após determinar uma rede de apoio, registre o abuso. Capture imagens da tela sobre o post/ameaça ocorrida. Salve na sua nuvem, em um pendrive ou imprima as capturas de tela. Elas serão usadas como provas no futuro.
  3. De acordo com o Marco Civil da Internet no Brasil, a vítima tem o direito de alertar o provedor de serviço para pedir a retirada do conteúdo íntimo não-autorizado. Com a existência de uma comprovação, o processo é muito mais eficaz.
  4. Depois, denuncie a publicação e reporte no post o conteúdo abusivo na rede social. Além disso, considere a opção de desfazer a amizade, deixar de seguir ou bloquear aquela pessoa.

Outra orientação é ficar de olho na segurança de suas redes sociais, não dando acesso a  senhas e a informações de login. Adicione uma pessoa em sua rede social apenas quando se sentir segura sobre sua veracidade, tenha controle sobre sua linha do tempo (quem pode marcar ou não seu perfil em algum conteúdo) e, por fim, verifique periodicamente sua privacidade para verificar quem anda vendo suas publicações.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s