Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vazou um nude seu no Facebook, e agora?

O passo a passo para minimizar os danos desta situação constrangedora

Por Carol Gomes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 dez 2017, 17h56 - Publicado em 7 dez 2017, 17h01

Quem já se deparou com o vazamento de fotos particulares e íntimas, que haviam sido compartilhadas de forma privada, sabe o pânico que é.

Para minimizar os danos, o Facebook fez uma parceria com a Cyber Civil Rights Initiative e a SaferNet Brasil para criar uma rede de suporte e dicas para usuários que são vítimas de compartilhamento de suas imagens íntimas não consensuais, também conhecidas por “pornografia por vingança”.

Eles criaram um passo a passo a ser seguido:

  1. Entre em contato com o Canal de Ajuda da SaferNet Brasil e tenha junto de você pessoas de extrema confiança, como sua melhor amiga, seu parceiro, um terapeuta, um parente mais próximo ou até um advogado. Neste momento, é importante estar perto de pessoas queridas.
  2. Após determinar uma rede de apoio, registre o abuso. Capture imagens da tela sobre o post/ameaça ocorrida. Salve na sua nuvem, em um pendrive ou imprima as capturas de tela. Elas serão usadas como provas no futuro.
  3. De acordo com o Marco Civil da Internet no Brasil, a vítima tem o direito de alertar o provedor de serviço para pedir a retirada do conteúdo íntimo não-autorizado. Com a existência de uma comprovação, o processo é muito mais eficaz.
  4. Depois, denuncie a publicação e reporte no post o conteúdo abusivo na rede social. Além disso, considere a opção de desfazer a amizade, deixar de seguir ou bloquear aquela pessoa.

Outra orientação é ficar de olho na segurança de suas redes sociais, não dando acesso a  senhas e a informações de login. Adicione uma pessoa em sua rede social apenas quando se sentir segura sobre sua veracidade, tenha controle sobre sua linha do tempo (quem pode marcar ou não seu perfil em algum conteúdo) e, por fim, verifique periodicamente sua privacidade para verificar quem anda vendo suas publicações.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.