Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Terremoto na região Nova York atinge 4,8 de magnitude

Epicentro aconteceu em Nova Jersey, a cerca de 60 km de Nova York

Por Da Redação
Atualizado em 5 abr 2024, 13h00 - Publicado em 5 abr 2024, 12h54

Nesta sexta-feira (5), um terremoto de 4,8 de magnitude na escala Richter atingiu a região de Nova York, nos Estados Unidos. O epicentro aconteceu perto da cidade de Lebannon, no estado de Nova Jersey, a 60 km de NY.

O tremor que também foi sentido nas cidades de Boston e Filadéfia, começou às 10h28 no horário local (11h28 no horário de Brasília), e aconteceu 5 km abaixo da superfície – uma profundidade considerada muito baixa.

Segundo o corpo de bombeiros de Nova York, ainda não há registro de vítimas e danos, mas o porta-voz do prefeito disse ainda estarem avaliando o impacto.

terremoto em Nova York
Mapa mostra a região afetada pelo terremoto. (USGS/Reprodução)

Até uma hora atrás, pousos e decolagens no aeroporto de Newnark, em NY, estavam suspensos, segundo a agência de aviação civil dos EUA. O John F. Kennedy chegou a parar atividades, mas a operação já foi normalizada.

Continua após a publicidade

Escala de Richter

A escala Richter é uma escala desenvolvida por Charles Richter e Beno Gutenberg para medir a magnitude dos terremotos com base nas ondas sísmicas geradas por eles.

Ela é pontuada de um a nove, e cada grau corresponde a ondas dez vezes mais “fortes”, a uma potência 30 vezes superior. Tremores que variam entre 7 e 7,9 graus na escala Richter, como o que ocorreu nesta semana em Taiwan, podem retirar os edifícios de sua fundações, criar fendas no solo e danificar de toda tubulação contidas no subsolo.

O terremoto mais forte já registrado aconteceu em maio de 1960, no Chile, com magnitude de 9,5. O Terremoto de Valdivia, como ficou conhecido, matou mais de 2 mil pessoas.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.