Ted Talks: 16 vídeos que toda mulher deveria ver

Por que temos tão poucas mulheres líderes? Como estimular nossa criatividade? Qual a importância de dar oportunidades igualitárias a meninos e meninas? Veja palestras do Ted Talks que fazem essas e outras reflexões e inspire-se!

Empresárias, ativistas e escritoras estão entre as palestrantes do Ted Talks, série de conferências que têm o objetivo de espalhar ideias originais. A iniciativa estimulou a criação de eventos parecidos em diversos países, inclusive no Brasil. Confira alguns dos vídeos mais inspiradores:

Sheryl Sandberg: Por que temos tão poucas mulheres líderes?

A norte-americana Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook e autora do livro “Faça Acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar”, reflete sobre por que tão poucas mulheres chegam aos cargos mais altos de suas empresas e lista três atitudes que uma mulher pode adotar para superar os desafios do mercado de trabalho desigual.

https://embed-ssl.ted.com/talks/sheryl_sandberg_why_we_have_too_few_women_leaders.html

 

Julie Burstein: 4 lições sobre a criatividade

A apresentadora de rádio norte-americana Julie Burstein reflete sobre a criatividade no mundo moderno e compartilha quatro lições que podem ajudar uma pessoa a produzir um trabalho inovador.

https://embed-ssl.ted.com/talks/julie_burstein_4_lessons_in_creativity.html

 

Elizabeth Gilbert: Alimentando a criatividade

Em um relato pessoal, a norte-americana Elizabeth Gilbert, autora do livro “Comer, Rezar, Amar”, reflete sobre as expectativas que se tem em relação a artistas e “gênios” e como todo mundo pode ter um pouco dos dois dentro de si.

https://embed-ssl.ted.com/talks/elizabeth_gilbert_on_genius.html

 

Alessandra França: Microcrédito e Empreendedorismo

Ganhadora do Prêmio CLAUDIA 2013 na categoria Revelação, a brasileira Alessandra França criou um banco que oferece microcrédito a empreendedores da classe mais baixa. Ela fala sobre sua história familiar, sua veia empreendedora e as inspirações que a levaram a criar a iniciativa.

 

Mariana Moura Santos: Me lidere, me siga ou saia da frente

A designer portuguesa Mariana Moura Santos conta como superou uma criação machista e outros desafios até chegar ao time de tecnologia do jornal britânico “The Guardian” e criar seu próprio evento, que prevê apoximar o público feminino do mundo digital. 

 

Brené Brown: O poder da vulnerabilidade

A pesquisadora norte-americana Brené Brown fez descobertas importantes sobre a habilidade humana de sentir empatia e de amar. Neste vídeo, ela reflete sobre como é possível superar o perfeccionismo exagerado e abrir espaço para uma vulnerabilidade que pode ajudar no processo de auto-conhecimento. 

https://embed-ssl.ted.com/talks/brene_brown_on_vulnerability.html

 

Jill Bolte Taylor: A poderosa revelação de um derrame

A neurocientista norte-americana Jill Bolte Taylor utilizou seu próprio derrame como fonte de pesquisa. Neste vídeo, ela conta como observou seu corpo ao perder funções, como movimento, fala e autoconsciência.

https://embed-ssl.ted.com/talks/jill_bolte_taylor_s_powerful_stroke_of_insight.html

 

Leymah Gbowee: Libertem a inteligência, a paixão e a grandeza de garotas

Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a ativista liberiana Leymah Gbowee é uma das responsáveis pelo fim de 14 anos de Guerra Civil em seu país. Neste vídeo, ela conta um pouco da sua história e reflete sobre a importância de valorizar o poder feminino.

https://embed-ssl.ted.com/talks/leymah_gbowee_unlock_the_intelligence_passion_greatness_of_girls.html

 

Courtney Martin: Reinventando o feminismo

A escritora norte-americana Courtney Martin compartilha a experiência de ser criada por pais envolvidos na defesa dos direitos das mulheres e compara as diferentes gerações de feminismo, assim como a evolução que o termo sofreu.

https://embed-ssl.ted.com/talks/courtney_martin_reinventing_feminism.html

 

Esta Soler: Como viramos a maré da violência doméstica

A ativista Esta Soler é uma das principais responsáveis pela existência de uma lei que pune a violência doméstica nos Estados Unidos. Neste vídeo, ela conta como foram 30 anos de engajamento na causa.

https://embed-ssl.ted.com/talks/esta_soler_how_we_turned_the_tide_on_domestic_violence_hint_the_polaroid_helped.html

 

Meg Jay: Por que os 30 são os novos 20

A psicóloga clínica norte-americana Meg Jay reflete sobre as possibilidades particulares de cada idade e como é importante planejar a vida desde cedo.

https://embed-ssl.ted.com/talks/meg_jay_why_30_is_not_the_new_20.html

 

Amy Cuddy: Sua linguagem corporal molda quem você é

A psicóloga social norte-americana Amy Cuddy explica como nossa linguagem corporal afeta a maneira que os outros nos veem e dá algumas dicas de poses que podem aumentar nossas chances de sucesso.

https://embed-ssl.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are.html

 

Mary Roach: 10 coisas que você não sabia sobre o orgasmo

A escritora norte-americana Mary Roach fala sobre um fenômeno que poucas pesquisas abordam: o orgasmo. Neste vídeo, ela traz 10 fatos sobre o clímax sexual.

https://embed-ssl.ted.com/talks/mary_roach_10_things_you_didn_t_know_about_orgasm.html

 

Lizzie Velasquez: Como você se define?

Nascida com uma das síndromes mais raras do mundo, a norte-americana Lizzie Velasquez não consegue ganhar peso, não importa o quanto coma. Neste vídeo, ela reflete sobre os desafios que superou ao longo da vida e compartilha suas definições de beleza e felicidade.

 

Pâmela Gaino: Meu cabelo, minha identidade

A artista plástica brasileira Pâmela Gaino conta como superou as dificuldades de manter a originalidade de seu cabelo crespo e compartilha suas ideias de valorização da identidade e da cultura negra.

 

Isabel Allende: Histórias de paixão

A escritora chilena Isabel Allende conta algumas de suas experiências e compartilha sua percepções sobre as mulheres, o feminismo e o poder da paixão humana.

https://embed-ssl.ted.com/talks/isabel_allende_tells_tales_of_passion.html

 

Conheça outras mulheres inspiradoras finalistas do Prêmio CLAUDIA 2014. A votação está aberta. Ajude a recompensar o trabalho dessas mulheres e vote!