Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Talibã proíbe acesso à educação universitária para afegãs

Pessoas do sexo feminino são impedidas de fazer ensino superior

Por Lorraine Moreira
21 dez 2022, 09h05
talibã-mulheres-afeganistao
talibã proíbe que mulheres tenham acesso ao ensino superior no Afeganistão. (Anadolu Agency/Getty Images)
Continua após publicidade

Nesta terça-feira (20), as autoridades do Talibã informaram o fechamento de universidades para mulheres no Afeganistão. A duração da proibição não foi anunciada pelo grupo fundamentalista islâmico, embora a medida tenha passado a valer imediatamente. A carta do ministro Neda Mohammad Nadeem foi enviada a todas as faculdades. “Recomenda-se que implementem a ordem de suspender a educação das mulheres até novo aviso”, dizia.

A mudança é mais uma maneira de restringir o acesso à educação formal para pessoas do sexo feminino. Ela aconteceu três meses depois de uma espécie de vestibular ser realizado para a entrada em faculdades do país. O governo limitou quais assuntos poderiam e quais não poderiam estar contidos no exame.

Na época em que assumiram o poder do Afeganistão, o Talibã dizia à mídia internacional não querer que as mulheres fossem vítimas. O porta-voz da organização, Suhail Shaheen, inclusive, declarava que esse grupo teria acesso ao ensino, como alunas ou como professoras. As falas, quando comparadas às ações que as sucederam, são, no mínimo, contraditórias. As salas e entradas foram segregadas, pois, segundo o ministro, “as classes mistas são contrárias aos princípios do Islã e às nossas tradições”; e meninas do ensino médio foram impedidas de estudar também neste ano.

O Talibã havia imposto a mesma proibição nos anos 1990 no Afeganistão. Em 2001, deixaram de governar o país, o que possibilitou que a educação fosse muito mais difundida nos últimos anos para os afegãos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.