Quem é Nicole Silveira, a brasileira que pode ir ao pódio no gelo
Gaúcha de 31 anos é uma das maiores apostas do Brasil na disputa por medalhas
O Brasil ainda não tem as Olimpíadas de Inverno como uma de suas competições mais vitoriosas, somando apenas uma medalha: o bronze conquistado pelo snowboarder Zion Bethonico, em 2024. Mas, na edição deste ano, Nicole Silveira surge como um dos principais nomes cotados para colocar o país novamente no pódio.
No último dia 9, a brasileira conquistou o bronze na penúltima etapa da Copa do Mundo de skeleton, em St. Moritz (Suíça), aumentando ainda mais as expectativas para a competição.
Quem é Nicole Silveira?
Nascida em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Nicole se mudou ainda criança para o Canadá, onde vive atualmente. Mas se engana quem pensa que a atleta iniciou sua trajetória esportiva no gelo.
Durante a infância no Brasil, Nicole praticou balé, dança e até ginástica. Aos 10 anos, passou a jogar futebol. Já na vida adulta, também se destacou em modalidades como fisiculturismo e levantamento de peso.
Início nos esportes de inverno
A entrada no mundo dos esportes no gelo aconteceu apenas em 2017, quando participou de um teste para a equipe brasileira de bobsled. A modalidade é disputada em equipe, em um trenó que desce pistas de gelo em alta velocidade.
Apesar do esforço, a equipe não conseguiu classificação para os Jogos de 2018. Ainda assim, a experiência abriu caminho para um novo convite: a atleta foi incentivada a se dedicar ao esporte que hoje a coloca entre os grandes nomes da modalidade, o skeleton.
No skeleton, o atleta desce a pista de gelo em um trenó individual, deitado de bruços, com a cabeça voltada para frente, atingindo velocidades extremas.
Ao longo de nove anos no esporte, Nicole acumula conquistas importantes: três medalhas de bronze em etapas de Copas do Mundo, um título no Campeonato Pan-Americano e uma vaga no top 10 do ranking mundial.
O trabalho como enfermeira
Além das conquistas no esporte, a gaúcha também concilia a rotina no gelo com a carreira na enfermagem, tendo atuado inclusive na linha de frente durante a pandemia de Covid-19.
Durante as pré-temporadas e períodos de pausa do skeleton, Nicole trabalha em hospitais de Calgary, no Canadá.
Participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026
A participação de Nicole Silveira na competição poderá ser acompanhada nos dias 13 e 14 de fevereiro, sendo duas descidas em cada data. Confira os horários:
13 de fevereiro
- 1ª descida: 12h
- 2ª descida: 13h48
14 de fevereiro
- 3ª descida: 14h
- 4ª descida: 15h44
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.





