Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quando será o próximo eclipse solar total no Brasil?

O próximo eclipse total que poderá ser admirado pelos brasileiros acontecerá em 12 de agosto de 2045

Por Camila Bahia Braga Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 jan 2019, 12h29 - Publicado em 21 ago 2017, 12h42

Nesta segunda-feira (21) um eclipse solar total vai atravessar os Estados Unidos de costa à costa. O fenômeno será visível em sua totalidade na América do Norte e parcialmente na América Central e no norte da América do Sul.

Este será o primeiro eclipse total visível nos EUA desde fevereiro de 1979, há 38 anos. A população estadunidense está se preparando para acompanhar o evento à altura de sua beleza: a companhia aérea Air Charter Service organizou voos para quem quiser ver o fenômeno do céu e a cantora Bonnie Tyler, autor do hit Total Eclipse of The Heart, vai se apresentar em um navio durante o eclipse. Milhares de pessoas estão organizadas em acampamentos e expedições para acompanhar o eclipse.

No Brasil, os melhores pontos para ver o eclipse de forma parcial (em que a Lua não encobre totalmente o Sol) serão em Boa Vista (RR) e Macapá (AP). O próximo eclipse total que poderá ser admirado pelos brasileiros será apenas em 12 de agosto de 2045, nos Estados de Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Até lá, teremos apenas eclipses parciais e anulares, o que nos faz compreender melhor toda a mobilização que o eclipse total está causando nos EUA.

Continua após a publicidade

Leia mais: Susan Miller: Como o eclipse de 21 de agosto afetará cada signo

A expectativa para o eclipse de hoje é grande e se justifica pela beleza singular do evento. Um texto de astronomia de 1878, disponível no site do Observatório Naval dos EUA, descreveu o momento do eclipse:

“Quando o derradeiro raio do sol desaparece, abre-se diante de nossos olhos um cenário de beleza e grandeza ímpares, que causa enorme impressão. O globo da Lua, negro como tinta, é visto como se estivesse dependurado no ar, cercado por uma coroa de luz prateada suave, como a que os pintores do passado mostravam em volta das cabeças dos santos. Além desta ‘coroa’, línguas de chamas rosadas são as formas mais fantásticas que se projetam de vários pontos nas bordas do disco lunar.”

Continua após a publicidade

Quando a Lua encobre o Sol diante da Terra, a temperatura pode cair até 20 graus. Os animais diurnos interrompem suas atividades, entendendo que a noite chegou, e se recolhem. Os noturnos, por sua vez, podem se ativar pela partida da luz. Pássaros também alteram comportamento durante o fenômeno.

No seu ponto de maior duração, que será um ponto Sul do Estado de Illinois, o Sol ficará completamente escurecido por 2 minutos e 40 segundos.

O próximo eclipse total nos Estados Unidos será em 8 de abril de 2024. Uma das ideias – válidas para brasileiros, norteamericanos e etc – é escrever uma carta para si mesma e abri-la no próximo eclipse vivenciado, observando seus ciclos junto aos dos astros.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.