Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Primeira vereadora negra eleita em Joinville sofre ameaças de neonazistas

Um inquérito foi aberto e o caso está sendo apurado como injúria racial e ameaça

Por Da Redação
20 nov 2020, 17h57

A professora Ana Lúcia Martins (PT), primeira vereadora negra eleita em Joinville (SC), está recebendo ameaças de morte e insultos racistas nas redes sociais desde o resultado da eleição no último domingo (15). O caso está sendo apurado como injúria racial e ameaça.

“Agora só falta a gente matar ela e entrar o suplente que é branco”, dizia uma das ameaças. Depois de ser confirmada como primeira negra eleita na cidade, outra publicação foi feita, dizendo que “não há como comemorar uma petista no poder novamente em Joinville”.

Em seu Instagram, Ana Lúcia denunciou o ocorrido, informou que seus perfis nas redes sociais foram invadidos ainda no dia das eleições e disse ter recebido uma reação violenta a respeito de sua eleição de um radialista de uma rádio local da cidade. A vereadora ainda afirmou que o perfil fake que está fazendo as ameaças no Twitter deixa claro estar organizado em uma “Juventude Hitlerista”. 

“Sabia que não seria fácil. Estava ciente que enfrentaria uma certa resistência em uma cidade que elegeu apenas na segunda década do século 21 a primeira mulher negra. Só não esperava ataques tão violentos e com aval de parte de pessoas que se declaram ‘profissionais da imprensa’, disse em nota.

Em entrevista à Folha, a delegada Cláudia Cristiane Gonçalves de Lima, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) afirmou que a investigação está em andamento, mas já há nomes de alguns suspeitos. “Existe indício de que os autores pertençam a uma célula de um grupo neonazista em Joinville. Estamos fazendo diligências para identificar. Já vislumbramos nomes, mas a investigação está em andamento”.

Continua após a publicidade

Em nota divulgada no Instagram, o PT de Joinville mostrou solidariedade à Ana Lúcia e afirmou que os ataques são “mecanismos de silenciamento e invisibilidade para impedir a denúncia”. “Reivindicamos proteção efetiva à Ana Lúcia por parte das autoridades de segurança pública do estado, para garantia da integridade física de nossa companheira”.

View this post on Instagram

A post shared by PT Joinville (@ptjoinville)

Nas eleições do último domingo (15), muitas cidades, como Cuiabá, Vitória e Curitiba, elegeram suas primeiras vereadoras negras, aumentando a representatividade nas Câmaras Municipais. Além das mulheres, houve o aumento de homens negros eleitos. Em Porto Alegre (RS), eles foram cinco. O vereador e candidato a prefeito Valter Nalgelstein comentou o fato em tom racista. Em suas redes sociais, ele negou a acusação e afirmou não ter sido preconceituoso.

“Muitos deles jovens, negros. Vereadores esses sem nenhuma tradição política, sem nenhuma experiência e nenhum trabalho e pouquíssima qualificação formal”, disse ele em áudio que circulou nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Estou com câncer de mama. E agora?

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.