Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Polícia havia alertado sobre estuprador do ônibus de SP

Homem de 27 anos ejaculou em passageira dentro de transporte público da capital paulista, mas foi liberado em menos de 24 horas

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 set 2017, 11h17

A Justiça do Estado de São Paulo determinou a liberdade de Diego Ferreira de Novais, 27 anos. O homem estava detido no 78º Distrito Policial de São Paulo por ter estuprado uma passageira dentro de um ônibus que atravessava a Avenida Paulista: ele ejaculou no pescoço dela.

A decisão de liberdade a Diego foi dada na manhã da última quarta-feira (30) pelo juiz José Eugenio do Amaral Souza Neto, em audiência de custódia no Fórum Criminal da Barra Funda.

O código penal define, no artigo 213, estupro como “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”.

Para o magistrado,  no entanto, o caso não se trata de estupro. “Entendo que não houve constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça, pois a vítima estava sentada em um banco de ônibus, quando foi surpreendida pela ejaculação do indiciado”, indicou na decisão.

Ele ainda destaca que “o ato praticado pelo indiciado é bastante grave, já que se masturbou e ejaculou em ônibus cheio, em cima de uma passageira, que ficou, logicamente, bastante nervosa e traumatizada.”

Em entrevista ao G1, a advogada Marina Ganzarolli, da Rede de Juristas Feministas, afirmou que o crime de estupro aconteceu. “Se uma das pessoas envolvidas nesse ato sexual não consentiu com ele, logo, portanto, houve constrangimento, e se houve constrangimento, houve violência. Aí já se enquadra o estupro.”

Continua após a publicidade

Leia mais: Estupro: Bolsonaro toma pena leve e Abdelmassih bebe vinho bom

Com passagem pela polícia, Diego foi preso três vezes em flagrante por estupro, anteriormente, e tem 12 boletins de ocorrências (BO) registrados por crimes sexuais.

Na ocorrência mais recente, registrada em junho de 2017, o delegado responsável pelo caso alertou que o homem “não irá parar”, informou o G1.

O caso

O crime aconteceu menos de 24h antes da decisão de Souza Neto, no início da tarde de terça-feira (29), enquanto o veículo cruzava a Alameda Joaquim Eugênio de Lima.

De acordo com o cobrador do ônibus em que o estupro aconteceu, Bruno Costa, um tumulto começou no interior do transporte. Passageiros começaram a gritar para que Diego se afastasse de uma mulher.

Continua após a publicidade

Ao investigar o motivo da confusão, Bruno descobriu que Diego havia ejaculado na passageira. “De repente escutei os gritos. Acho que ela nem se deu conta do que tinha acontecido até a hora que ela viu que o rapaz tinha ejaculado no pescoço dela”, disse a Rádio Jovem Pan.

O rapaz tentou fugir pela porta dos fundos do veículo após o flagrante, mas foi impedido pelos passageiros e posteriormente encaminhado ao 78º DP.

Leia mais: Clara Averbuck escreve para CLAUDIA sobre o estupro que sofreu

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.