Diz o ditado popular que ‘o tempo é o bem mais precioso que se tem’, e Lorrana Scarponi e Lily Cole entenderam ao pé da letra a importância desse bem tão abstrato, mas que ainda assim parece cada vez mais escasso na vida moderna.
Lorrana, baiana criada no Paraná, é a fundadora da plataforma Bliive, um site com uma premissa bastante diferente: a troca de tempo. Você pode, por exemplo, oferecer uma hora de aula de violão na página e ganhar em troca um TimeMoney, que depois pode ser usado para ter outros tipos de serviços oferecidos ali.
A empresária, que foi considerada um dos dez brasileiros mais inovadores segundo o MIT, teve a ideia depois de assistir documentários sobre economias alternativas e colaboração online e ela, que sonhava em criar uma ONG, desenvolveu um jeito diferente de fazer as pessoas se relacionarem com o dinheiro e com o tempo em si.
A modelo e atriz Lily Cole teve uma ideia semelhante. Ela é a fundadora da Impossible uma plataforma que, como ela define é uma ‘comunidade global para as pessoas se ajudarem’. A ideia inicial é a mesma: as pessoas oferecem tempo para ensinar yoga, aulas de línguas, dicas de computação, etc., mas a moeda é diferente: o obrigado.
O objetivo é espalhar atos de bondade e gentileza, por isso o ‘Thanks’, como diz o site, é a moeda de troca, que depois pode ser usada na plataforma.
Ambos sites estão funcionando em uma escala global. Enquanto o Impossible está presente em mais de 73 países, o Bliive já passa dos 50 e Lorrana pretende tornar a empresa ainda mais globalizada e adaptada aos mais diferentes tipos de cultura.
Esse tipo de economia alternativa – afinal, as duas páginas são empresas, em busca de patrocínios e investidores -, entram em acordo com uma nova ideia de relacionamento e vida em comunidade, bastante explorada pelo estudo Youth Mode, que define uma juventude Normcore, isto é, que busca uma forma mais significativa de viver a vida, deixando de lado um pouco do consumo desenfreado e a necessidade por fama instantânea.