Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Papa Francisco recusa convite para visitar o Brasil

Em carta enviada a Michel Temer, Papa se justificou e cobrou que o presidente evite medidas que agravem situação da população carente do país

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 abr 2017, 13h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em carta enviada ao presidente Michel Temer, o Papa Francisco recusou um convite de visita ao Brasil. Na mensagem, Jorge Bergoglio também cobrou o governante que evite medidas que agravem a situação de vulnerabilidade social da população carente do país.

    Publicidade

    Na carta divulgada no blog do jornalista Gerson Camarotti, na noite desta segunda-feira (17), o pontífice se mostrou ciente dos problemas que preocupam o Brasil. “Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas, e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo”, avaliou.

    Publicidade

    Leia mais: Papa Francisco: “As mulheres não existem para lavar louça”

    Em seguida, também demonstrou preocupação com o impacto desta crise nas populações mais carentes do país. “Não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de soluções fáceis e superficiais, que vão muito além da esfera meramente financeira”, argumentou.

    Publicidade

    O convite foi enviado ao Pontífice no final de 2016, quando Temer já havia sido empossado presidente do país, depois da conclusão do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

    Continua após a publicidade

    Leia mais: “Impeachment de Dilma tem efeito simbólico negativo para a potencial eleição de outra mulher”, diz Luciana Ramos, doutora em Direito Constitucional

    Publicidade

    O chefe da Igreja Católica foi convidado para as comemorações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, padroeira nacional. Como motivo da recusa, Francisco apontou o excesso de compromissos em sua agenda nesta época do ano.

    Na mesma mensagem, o Papa afirmou que inclui o Brasil em suas orações e ressaltou o pedido feito a Nossa Senhora Aparecida quando inaugurou a imagem da padroeira nos Jardins do Vaticano, em 2016. Na ocasião, orou para que a santa continuasse a proteger o país e o povo “neste momento triste”.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.