Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Unicef revela dados preocupantes dos efeitos da pandemia nas crianças

O confinamento ameaça o bem-estar, saúde mental e direitos de crianças e adolescentes em todo o mundo

Por Da Redação
Atualizado em 7 jul 2021, 11h49 - Publicado em 11 mar 2021, 11h52

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um alerta mundial, nesta quinta-feira (11). Após um ano de pandemia, todos os indicadores que medem o desenvolvimento infantil e adolescente recuaram. Essa situação adversa indica que toda uma geração será penalizada por um longo período, em consequência do fechamento das escolas, pobreza crescente, casamentos forçados e da depressão.

Em nota divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no aniversário de um ano da declaração da pandemia de Covid-19, Henrietta Fore, diretora executiva da Unicef, disse que “aumentou o número de crianças com fome, isoladas, abusadas, ansiosas, que vivem na pobreza e são forçadas a se casar”.

Leia mais sobre casamentos infantis como resultado da pandemia da Covid-19.

“O acesso à educação, socialização e serviços essenciais, incluindo saúde, nutrição e proteção diminuiu. Os sinais de que as crianças carregarão as cicatrizes da pandemia nos próximos anos são inconfundíveis”, continuou Fore na nota.

Continua após a publicidade

Em apoio às observações de Fore, a Unicef trouxe outros dados preocupantes:

  • Crianças e adolescentes com menos de 20 anos respondem por 13% dos 71 milhões de casos de coronavírus relatados nos 107 países que forneceram dados específicos de idade, mesmo com a pandemia tendo atingido principalmente adultos mais velhos.
  • Projeções mostram que, em países em desenvolvimento, houve um aumento de 15% na pobreza infantil.
  • A desnutrição de seis a sete milhões a mais de crianças em 2020, que representa um aumento de 14% nos levantamentos anteriores, pode resultar em mais de 10 mil mortes adicionais por mês, principalmente na África Subsaariana e no Sul da Ásia.
  • Um terço de 168 milhões de alunos no mundo não têm acesso a educação online.
  • Até 2030, a pandemia também pode levar a 10 milhões de casamentos infantis, reflexo do fechamento das escolas e economia colapsada.
  • Em resposta ao confinamento, houve aumento de ansiedade, depressão e isolamento voluntário [quando a criança ou adolescente fica sozinho por opção].
  • Há um risco de aumento de outras doenças que são controladas por vacinação, como sarampo, visto que as campanhas foram suspensas em 26 países.

+ 67% dos pais gritaram, xingaram ou bateram nos filhos durante a pandemia

Perante esses efeitos “devastadores”, o conselho da Unicef solicitou que as crianças sejam colocadas “no centro dos esforços de recuperação”, “priorizando escolas nos planos de reabertura”.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.