O golpe da retrospectiva no WhatsApp está enganando muita gente
A mensagem falsa já afeitou mais de 300 000 usuários em apenas 16 horas em circulação
Na quinta-feira (20), um novo golpe circulou pelo WhatsApp. A mensagem que foi enviada para alguns usuários prometia relembrar “fotos antigas, status e conversas”. Somente em 16 horas de circulação, o link foi detectado 339 mil vezes pelo antivírus Psafe.
A fabricante dessa ferramenta de segurança, por meio de seu laboratório de cibersegurança, alerta usuários sobre um link malicioso divulgado no aplicativo que promete uma falsa retrospectiva de 2018.
Segundo a empresa, os criminosos tem como objetivo lucrar com a exibição de peças publicitárias nos sites falsos. São esses sites que representam o perigo, pois neles alguns dados pessoais podem ser copiados.
Como funciona
A página falsa pede para que os usuários cliquem em um botão para gerar a tal retrospectiva de 2018. Quando ela fica pronta, é preciso compartilhar com os amigos. Depois disso, as pessoas são direcionados para uma página que exibe comentários falsos com a aparência do Facebook, o que dá credibilidade ao golpe.
É através do compartilhamento desses links que os criminosos geram receita. Os especialistas alertam que, quando há alguma mensagem que exige que a peça seja compartilhada, há grandes chances de o conteúdo ser falso.
Leia também: O golpe quase perfeito que está enganando muita gente no WhatsApp
Siga CLAUDIA no Instagram