Barbie usa hijab pela primeira vez na história
Boneca faz parte da coleção "Sheroes", que tem como objetivo inspirar meninas a serem o que quiserem independente dos padrões impostos
Foi lançada na última segunda-feira (13), a primeira Barbie que usa hijab. A boneca faz parte da coleção Sheroes, criada pela Mattel. A ideia é mostrar para as meninas que elas podem ser o que elas quiserem, não necessariamente igual à Barbie “padrão”. A coleção abrange diversos ícones femininos que quebram preconceitos diariamente.
Leia mais: Esta estudante desafiou as pessoas a repensarem suas opiniões sobre a comunidade muçulmana
A inspiração para a boneca veio de Ibtihaj Muhammad, uma esgremista que fez história na Olímpiadas do Rio em 2016, ao ser a primeira norte-americana a participar da competição e ganhar uma medalha usando o hijab.
Em nota oficial, a Mattel explica que a Barbie está celebrando Ibtihaj não apenas por suas conquistas, mas por apoiar o que ela representa. “Ela é uma inspiração para incontáveis garotas, que nunca se viram representadas e, ao honrar sua história, esperamos que esta boneca as lembra que elas podem ser e fazer o que quiserem”.
Leia mais: Menina muçulmana de 14 anos sonha em se tornar a primeira bailarina profissional a usar o hijab
A atleta não é a primeira homenageada que quebra os padrões. Nomes como a modelo plus-size Ashley Graham, a roteirista Ava Duvernay, a atleta Gabby Douglas, a atriz Emmy Rossum e a cantora Kristin Chenoweth também fazem parte da coleção.
A atleta postou uma foto no Instagram onde agradecia a oportunidade. “Estou orgulhosa de saber que agora garotinhas do mundo inteiro poderam brincar com uma Barbie que usa hijab! Esse é o meu sonho de infância se tornando realidade”, desabafa.