Nike anuncia lançamento de hijab para atletas muçulmanas
Esta é a primeira vez que uma grande marca de artigos esportivos cria traje focado em mulheres islâmicas
Países de maioria muçulmana que antes proibiam a participação de mulheres em competições esportivas internacionais, como Arábia Saudita, vêm sendo pressionados a permitir o engajamento feminino nos esportes. Nas últimas Olimpíadas, vimos atletas competindo com trajes islâmicos. Por outro lado, mulheres muçulmanas enfrentam dificuldade para competir usando hijab – até 2014, a Fifa proibia o uso do véu em partidas de futebol; no basquete, está banido de jogos oficiais.
O fato é que a peça é fundamental para que muitas atletas islâmicas sigam suas crenças e participem das competições esportivas com dignidade. Pensando nisso, em 2018, a Nike lançará linha inédita de hijab, focando no desempenho das atletas muçulmanas.
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O produto, que estará disponível em três cores, foi desenvolvido por um ano, a partir da consulta a atletas como a patinadora Zahra Lari e da levantadora de peso Amna Al Haddad, dos Emirados Árabes. Durante o processo, Al Haddad contou à Nike que possuía apenas um hijab para competir, lavando-o todas as noites. A peça da Nike é feita de um tecido leve, incluindo furinhos que permitem a transpiração e sua modelagem impede que escape do corpo por acidente.
Zahra Lari comemorou o lançamento em sua conta no Instagram: “Muito orgulhosa de fazer parte dessa jornada incrível”.
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“Nike é uma potência e ver atletas muçulmanas representadas em seus produtos parece um salto“, afirma Shireen Ahmed, escritora e ativista em favor das atletas muçulmanas em artigo no jornal The Guardian. Até então, apenas marcas esportivas menores ofertavam a peça. “Hijab no esporte não é um conceito novo. As mulheres têm usado hijab por milhares de anos. Mais recentemente, linhas de marcas esportivas modestas transformaram-se em uma forma de defender as mulheres muçulmanas no esporte“, diz.
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