Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

‘Nepo Baby’: entenda o significado do termo que revoltou alguns famosos

Expressão refere-se às facilidades que os filhos de celebridades consagradas encontram no showbiz

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 22 abr 2024, 19h08 - Publicado em 23 dez 2022, 15h56
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres
O termo "nepo babies" ganhou sucesso nos últimos dias. (Foto: Reprodução/Instagram)
Continua após publicidade

Após a New York Magazine publicar um texto explicando o fenômeno do nepotismo em Hollywood, a internet virou palco para discussões acerca da facilidade encontrada pelas estrelas na hora de impulsionar suas carreiras. No texto, o termo “nepo babies” é utilizado em referência aos filhos de famosos que se beneficiaram das conexões familiares para conseguir oportunidades tanto no entretenimento quanto em campos adjacentes, como moda e redes sociais.

A expressão tem o significado oposto dos ‘bootstrappers‘, que são pessoas talentosas que não precisaram utilizar as conexões dos pais para conquistar o estrelato. 

Por que o termo ficou tão popular?

O debate sobre nepo babies tomou proporções gigantescas neste ano após o lançamento da segunda temporada de “Euphoria”. Maude Apatow é filha do diretor Judd Apatow e da atriz Leslie Mann, o que deixou o público inquieto acerca da possibilidade da jovem ter sido favorecida na hora da escalação para o seriado.

Sam Levinson, diretor da série, é filho do cineasta Barry Levinson, o que também o transforma em um exemplo de nepo baby. Vale lembrar que ambos escreveram o roteiro de “The Wizard of Lies” antes do lançamento de Euphoria.

Confusão virou trend no ‘Tik Tok’

E claro, não demorou para os usuários do TikTok começarem a fazer vídeos virais sobre quem é filho de quem em Hollywood. Parte do público defende as celebridades e acredita que, sem o talento, não seria possível estar onde estão; a outra parcela critica o sistema do entretenimento e defende a existência de pessoas tão talentosas quanto, mas que não estão lá por falta de oportunidades.

Continua após a publicidade

Discussão não é recente

Todo esse debate não é coisa de 2022… Em 1997, Fran Lebowitz escreveu um artigo para a Vanity Fair onde afirmava que “entrar pela porta certa define todo o jogo, especialmente na sétima arte, que raramente é uma profissão conhecida por ser justa”. A busca pela manutenção de relacionamentos é um dos principais apontamentos para que esse ciclo se perpetue.

No Brasil, uma publicação no Twitter lembrou casos brasileiros. Fernanda Torres, Rafa Vitti, Fiuk, Tiago Leifert, Clarice Falcão, Sandy, Preta Gil, Wanessa Camargo, Gabriela Duarte e Alice Braga são alguns dos nepo babies do país.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.