Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mulher que ficou presa com recém-nascido deixa penitenciária

Criança foi mantida com a mãe em cela de dois metrôs sem condições de higiene adequadas

Por Da Redação
Atualizado em 16 abr 2024, 12h47 - Publicado em 18 fev 2018, 13h40

Na noite de sexta-feira (16), Jéssica Monteiro, 24 anos, presa por tráfico de drogas e que permaneceu com o bebê recém-nascido em uma cela no centro de São Paulo saiu da Penitenciária Feminina de Santana, na zona norte.

A soltura ocorreu após o pedido de habeas corpus ser aceito pelo juiz Carlos Bueno, da 10ª Câmara de Direito Criminal. Jéssica vai cumprir prisão domiciliar, informa o Estadão.

Ré primária, Jéssica foi presa com 90 gramas de maconha e entrou em trabalho de parto no domingo (11). O recém-nascido ficou na cela da delegacia com a mãe até ela ser transferida para a Penitenciária Feminina de Santana, na zona norte de São Paulo.

Veja: Fórum CLAUDIA reunirá mais de 20 CEOs mulheres em São Paulo

Na decisão, o juiz pede a soltura imediata da jovem argumentando que o recém-nascido “necessita de sua efetiva assistência, ao que consta impossível ou difícil de ser prestada no presídio”. Bueno justifica que a libertação de Jessica, ré primária, “encontra amparo legal, jurídico e humanitário”.

O advogado especializado em direitos humanos Ariel de Castro acompanhou o caso e se pronunciou: “Prevaleceu o bom senso e o ideal de justiça. Esperamos que esse precedente possa se estender a outros casos análogos. A partir de um caso emblemático como o dela, podemos ter mudanças significativas visando a efetivação dos direitos humanos e a proteção integral de crianças e adolescentes. Qualquer estabelecimento prisional é um ambiente inóspito e inadequado para o desenvolvimento de crianças, principalmente de recém-nascidos”.

Segundo ele, Jéssica estava na maternidade da penitenciária com outras 37 presas – também acompanhadas dos filhos. São 450 mulheres na unidade no total.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.