PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Aos 87 anos, morre Little Richard, grande nome da música americana

Ainda em 1950, cantor foi responsável por sucessos que influenciariam artistas nas décadas seguintes

Por Da Redação
9 Maio 2020, 11h38
 (Bobby Bank/Getty Images)
Continua após publicidade

Na manhã deste sábado (9), foi confirmada a morte do músico americano Richard Wayne Penniman, conhecido como Little Richard, considerado um dos maiores astros do rock. A notícia foi transmitida por Danny Penniman, filho do cantor, à revista americana Rolling Stonemas a causa da morte não foi informada e permanece desconhecida.

Na década de 1950, Little Richard gravou músicas que se tornariam enormes sucessos, como “Tutti Frutti”, “Long Tall Sally”, “Rip It Up” (as três de 1956), “Lucille” (1957) e “Good Golly Miss Molly” (1958). As letras eram sempre acompanhadas do piano, tocado por ele mesmo. Apesar de boa parte de seus hits terem se concentrado nesse período, o músico influenciou diversos artistas nas décadas seguintes. Os Beatles gravaram diversas canções dele e Elton John já afirmou que ele foi uma de suas principais inspirações. 

Nascido no estado americano da Georgia em uma família religiosa e conservadora, Little Richard saiu de casa ainda na adolescência, porque o pai não apoiava sua inclinação musical e suspeitava que ele fosse homossexual. Aos 15 anos, ganhou o nome artístico pelo qual ficou conhecido e gravou o primeiro disco em 1951. Depois de enveredar um caminho pelo rock and roll, eventualmente ele se voltou para a música gospel, entre meados de 1960.

Durante a maior parte de sua vida, Little Richard nunca falou abertamente sobre a própria sexualidade – em alguns momentos, declarou se atrair por homens e mulheres; em outros, criticou homossexuais. O seu visual, que incluía penteado e maquiagem, era uma de suas maiores marcas e serviu de inspiração para outros artistas mais contemporâneos, como o cantor americano Prince, morto em 2016.

Em 1986, ele foi incluído no hall da fama do rock and roll; em 1993, recebeu um Grammy em homenagem à sua carreira.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.