Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Milton Gonçalves processa Paulo Betti por racismo

O acusado tem 15 dias para se apresentar ao juiz

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 16h41 - Publicado em 18 jun 2019, 14h33

Os atores Milton Gonçalves, 85 anos, e Jorge Coutinho, 85, estão processando Paulo Betti por racismo. Segundo os autos do processo, Betti faz parte de uma chapa criada para concorrer contra os dois atores pela presidência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, Milton é o presidente e Jorge o diretor geral.

A acusação é contra uma mensagem enviada por Paulo Betti no grupo de WhatsApp “Profissão Artista” no dia 16 de abril. O ator disse que “a atual diretoria do sindicato está lá há muito tempo e tem uma forte representação negra com Jorge Coutinho e o grande Milton Gonçalves, além do querido Cosme, isso complica bastante a luta, pois pode confundir as coisas”.

(Reprodução/Reprodução)

Para Milton e Jorge, o texto de Betti possui ambiguidade e foi impróprio e infeliz, fazendo distinções entre negros e brancos. O acusado deve esclarecer em juízo o que quis dizer com as declarações.

“Embora não reste dúvidas quanto à hostilidade das palavras prolatadas por Betti, há real possibilidade de se aferir a prática de crime de injúria preconceituosa, dependendo do que declarar o interpelado”, diz o processo.

Continua após a publicidade

Betti deve apresentar sua defesa dentro de 15 dias, contados a partir do dia 13 de junho. O ator disse que a mensagem vazada está fora de contexto e nega atitude racista. Caso ele se recuse a dar explicações ao juiz, ele deve responder oficialmente pela ofensa. Se for condenado, pode pegar de um a três anos de prisão.

O ator afirmou à Folha que Milton Gonçalves, que move o processo, não estava no grupo de mensagens. “Interpelação é uma coisa muito vaga, mas que tem uma gravidade para mim, e vou responder judicialmente. A mensagem está dentro do contexto da disputa sindical e foi enviada há quatro meses”, afirmou.

A eleição para a presidência do Sindicato acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho. A chapa de Betti é composta também por Tonico Pereira, Zezé Polessa e Júlia Lemmertz.

Confira outros assuntos que bombaram na semana:

Continua após a publicidade

Leia mais: Apartamento de Najila é encontrado vazio pela Polícia

+ O deslumbrante vestido que Sandy usou no casamento da prima

Vote e escolha as vencedoras do Prêmio CLAUDIA

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.