Megaexposição leva o visitante para dentro do Castelo Rá-Tim-Bum

Visitamos a mostra, aberta no MIS, em São Paulo, e contamos um pouco para você: é possível entrar em cada cômodo e reviver as aventuras da turma do Nino em figurinos, vídeos, fotos e cenários

Já faz 20 anos que entramos pela primeira vez no castelo mais famoso da televisão infantil brasileira — sim, o Castelo Rá-Tim-Bum, cenário do programa de maior audiência da história da TV Cultura. Para celebrar a data, o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, abriu uma imensa exposição sobre a série nesta semana.

Até 12 de outubro, será possível conferir, ao vivo, dois andares de detalhes  e entrar nos cômodos onde passaram os amigos Biba, Pedro, Zequinha e Nino.
 
E aí a aventura começa, já que os espaços não só são decorados com fotos, vídeos, músicas e figurinos, como têm uma série de atividades interativas. Na biblioteca, por exemplo, os visitantes são recebidos pelo Gato Pintado, com quem podem tirar uma foto. É possível mexer no caldeirão da bruxa Morgana e tocar a pianola.
Megaexposição leva o visitante para dentro do Castelo Rá-Tim-Bum

Exposição fica em cartaz até 12 de outubro, em São Paulo
Foto: Divulgação

Além disso, estão abertos para os curiosos o laboratório de ciência, o quarto do Nino e o da Morgana e a cozinha, entre dez ambientes. E todos os personagens marcam presença nessa festa: Tap e Flap, o Rato, Etevaldo, a Caipora, a Penélope, o Dr. Abobrinha…

Para quem cresceu sonhando com aquelas histórias, a exposição vem recheada de diversão e nostalgia. Mas mesmo para os adultos que já tinham passado da infância nos anos 90 ou as crianças que nasceram bem depois disso, o passeio pelo castelo vale a pena — um novo universo, lúdico, se descortina conforme atravessamos o labirinto de salas. E uma dica: o canal está reprisando todos os episódios do programa, desde 30 de junho, de segunda a sexta em dois horários.
 
Megaexposição leva o visitante para dentro do Castelo Rá-Tim-Bum

Atores do elenco original também participarão de atividades aos finais de semana
Foto: Divulgação

Aos finais de semana, o museu vai oferecer atividades extra, incluindo espetáculos com alguns dos atores do elenco, como Rosi Campos (Morgana) e Angela Dip (Penélope); e oficinas (de stopmotion e de música). Os ingressos custam 10 reais (inteira) e 5 reais (meia). Para evitar as filas, que já estão enormes, dá para comprar a entrada pelo site ingressorapido.com.br (30 reais inteira e 15 reais meia).

Megaexposição leva o visitante para dentro do Castelo Rá-Tim-Bum

Ingressos estão à venda online
Foto: Divulgação

 

Castelo Rá-Tim-Bum 

Museu da Imagem e do Som (MIS) – São Paulo
De 16 de julho a 12 de outubro
Segunda a sexta: das 12h às 22h
Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 20h