Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Médico tem 17 filhos após inseminar o próprio sêmen em pacientes

Não se descarta a possibilidade de que o número de pessoas geradas por inseminações irregulares do médico seja maior

Por Da Redação
7 out 2020, 18h12

Um médico ginecologista utilizou o próprio esperma em processos de inseminação, durante o período em que trabalhou em uma clínica de fertilidade na Holanda. Acredita-se que, entre os anos de 1981 e 1993, Jan Wildschut foi o progenitor de 17 pessoas. As mães acreditavam que estavam sendo fertilizadas com sêmen de doadores anônimos.

A informação foi revelada nesta quarta-feira (6), pelo hospital Isala de Zwolle, onde fica localizada a clínica em que Wildschut trabalhava. Classificando o ato como “moralmente inaceitável”, a instituição não descarta a possibilidade de que o médico, falecido em 2009, seja progenitor de mais crianças.

Segundo informações do jornal holandês De Stentor, as conexões começaram a ser descobertas quando Luca de Gooijer, uma das filhas geradas por fertilização, procurou o FIOM DNA, um banco de material genético especializado em genealogia. Ela tinha curiosidade em saber sobres suas origens desde que descobrira ser filha de um doador anônimo, e tomou a decisão influenciada por programa de TV local, que apresentava casos semelhantes ao seu.

Uma vez feita a coleta do material genético de Luca e de sua mãe, não demorou muito para que o teste apontasse a existência de uma meia-irmã. Meses depois, surgiram outras três. As mulheres também haviam começado a pesquisar sobre a ascendência delas e foram reunidas pelo FIOM. Logo, 17 pessoas estavam vinculadas ao médico, todas geradas por inseminação irregular.

Ao tomar conhecimento dos fatos, o hospital, a família do médico e os filhos não legítimos decidiram tornar o caso público, com o objetivo de promover mais transparência sobre o processo de doações de esperma.

Continua após a publicidade

Contudo, não será aberta uma investigação sobre o ocorrido, pois os eventos ocorreram em uma época em que não existiam leis ou regulamentação sobre os tratamentos de fertilidade, informou a Inspenção Holandesa de Saúde e Juventude.

Um caso semelhante chocou a Holanda ano passado, quando uma série de exames de DNA apontou que o ex-diretor de um banco de esperma era pai biológico de 49 pessoas.

O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.