Laboratório é acusado de dar resultados falsos em exame que detecta câncer

A execução dos resultados do papanicolau estaria sendo feita por amostragem, quando o correto seria analisar todos os laudos

Supostas irregularidades em resultados de exames de papanicolau, na cidade de Pelotas, vão ser investigadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. A denúncia é de que o estabelecimento responsável pela execução dos exames de prevenção estaria realizando os resultados por amostragem, em vez de analisar todos os laudos.

Os profissionais da UBS Bom Jesus enviaram um memorando para a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas dizendo que uma paciente realizou duas coletas do exame na UBS Bom Jesus nos anos de 2015 e 2017 e os resultados não mostram qualquer alteração, mas a médica encaminhou a mulher para o Centro de Especialidades e um ginecologista diagnosticou “lesão vegetante no colo uterino”. O resultado da biópsia constatou um tipo de câncer de colo de útero.

Leia mais: WhatsApp libera recurso “fofoqueiro” para todos os usuários

A Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas divulgou uma nota na última sexta-feira (13) citando que em maio do ano passado a equipe de Vigilância Sanitária fez uma fiscalização no laboratório. E sobre o caso citado no memorando, a Secretaria informou que “após receber o memorando, a Vigilância fez novas fiscalizações e solicitou ao laboratório os Relatórios de Monitoramento Interno de Qualidade”.

A advogada do laboratório SEG (Serviço Especializado de Ginecologia), Christiane Fonseca, afirmou ao G1 que é lamentável o descrédito ao serviço prestado. “Realizar exames por amostragem não existe, é completamente surreal. Sempre estivemos abertos, nunca fomos procurados por nenhuma paciente”, relata.

De acordo com a advogada, na segunda-feira (16), o laboratório vai entregar um balanço que a prefeitura pediu sobre a quantidade de exames positivos e negativos.

Leia mais: Como Lady Di está inspirando William a criar os filhos

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s