Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Laboratório é acusado de dar resultados falsos em exame que detecta câncer

A execução dos resultados do papanicolau estaria sendo feita por amostragem, quando o correto seria analisar todos os laudos

Por Da Redação
Atualizado em 16 ago 2018, 16h26 - Publicado em 15 jul 2018, 18h36

Supostas irregularidades em resultados de exames de papanicolau, na cidade de Pelotas, vão ser investigadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. A denúncia é de que o estabelecimento responsável pela execução dos exames de prevenção estaria realizando os resultados por amostragem, em vez de analisar todos os laudos.

Os profissionais da UBS Bom Jesus enviaram um memorando para a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas dizendo que uma paciente realizou duas coletas do exame na UBS Bom Jesus nos anos de 2015 e 2017 e os resultados não mostram qualquer alteração, mas a médica encaminhou a mulher para o Centro de Especialidades e um ginecologista diagnosticou “lesão vegetante no colo uterino”. O resultado da biópsia constatou um tipo de câncer de colo de útero.

Leia mais: WhatsApp libera recurso “fofoqueiro” para todos os usuários

A Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas divulgou uma nota na última sexta-feira (13) citando que em maio do ano passado a equipe de Vigilância Sanitária fez uma fiscalização no laboratório. E sobre o caso citado no memorando, a Secretaria informou que “após receber o memorando, a Vigilância fez novas fiscalizações e solicitou ao laboratório os Relatórios de Monitoramento Interno de Qualidade”.

Continua após a publicidade

A advogada do laboratório SEG (Serviço Especializado de Ginecologia), Christiane Fonseca, afirmou ao G1 que é lamentável o descrédito ao serviço prestado. “Realizar exames por amostragem não existe, é completamente surreal. Sempre estivemos abertos, nunca fomos procurados por nenhuma paciente”, relata.

De acordo com a advogada, na segunda-feira (16), o laboratório vai entregar um balanço que a prefeitura pediu sobre a quantidade de exames positivos e negativos.

Leia mais: Como Lady Di está inspirando William a criar os filhos

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.