Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Empresa causa polêmica ao fazer ‘ensaio protesto’ sobre Brumadinho

A Jendayi fez fotos de modelos imersos em lama e foi acusada de oportunismo; diretor de marketing e fotógrafo Jorge Beirigo rebate críticas

Por Vinicius Tamamoto
Atualizado em 18 fev 2020, 11h30 - Publicado em 28 jan 2019, 14h42
 (Jendayi/Divulgação)
Continua após publicidade

A Jendayi Cosméticos fez um ensaio fotográfico inspirado na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. Intitulado de “ensaio protesto”, a empresa convidou três modelos para participar da ação, que foi clicada na cidade de Atibaia, em São Paulo, e conta com 47 imagens.

Na primeira delas, divulgada nas redes sociais da empresa, aparecem uma mulher, um homem e uma criança cobertos por lama seca. Na foto, a inscrição “A dor também é nossa! Juntos vamos até o fim.”

A imagem recebeu críticas de internautas, que acusam a empresa de oportunismo. “Por que não manda ajuda financeira ao invés de gastar dinheiro com esse ensaio RIDÍCULO? Quem, num mar de lama, ia estar com cílios postiços, camiseta insinuante? Vocês não têm nenhuma assessoria de marketing digital?”, comentou uma mulher. 

À CLAUDIA, Jorge Beirigo, diretor de marketing da Jendayi e fotógrafo responsável pelo ensaio, defende-se das acusações. “É marketing, sim. Mas um marketing do bem, marketing para a vida. Se cada um que está reclamando doar 1 quilo de feijão, estaremos com a missão cumprida”, diz.

Continua após a publicidade

Jorge afirma que é ligado a causas sociais e mensalmente participa de ações beneficentes. “Depois do que aconteceu, eu me senti na obrigação de ajudar com a fotografia, que é a minha arte. As fotos tomaram uma proporção que eu não esperava”, conta.

Em 2012, Nana Gouveia virou assunto internacional ao posar para fotos no cenário trágico do furacão Sandy, nos Estados Unidos. Ao ser questionado sobre se vê alguma semelhança entre as ações, Jorge diz que seu ensaio é totalmente diferente.

“É uma arte, não fizemos com as pessoas (que sofreram com a tragédia). Assim como o filme Titanic, a gente reproduziu a tragédia. A gente fez o ensaio para conseguir outro tipo de ajuda”, defende-se.

Continua após a publicidade

https://twitter.com/victoroliveira/status/1089925959850082304

Na última sexta (25), uma barragem da mineradora Vale se rompeu e atingiu a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. De acordo com o balanço oficial mais recente, divulgado pelas autoridades às 10h30 desta segunda (28), há 60 mortos e 292 desaparecidos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

ÚLTIMA SEMANA

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

[Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.