Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Inquérito conclui que incêndio no Museu Nacional foi acidental

Investigações levaram quase dois anos para serem finalizadas

Por Da Redação
Atualizado em 6 jul 2020, 15h41 - Publicado em 6 jul 2020, 14h41

A perícia criminal sobre o incêndio no Museu Nacional, que aconteceu em 2 de setembro de 2018, concluiu que não houve omissão ou ação criminosa para causar o fogo que destruiu boa parte do acervo de mais de 20 milhões de itens da instituição.  Segundo o laudo da Polícia Federal, um curto-circuito em um dos aparelhos de ar-condicionado do auditório, que fica no 1º andar e próximo à entrada principal, teria sido o estopim para o fogo, que se espalhou rapidamente pelo resto do museu.

 

As investigações, que levaram mais de um ano, apontam que a última fiscalização do Corpo de Bombeiros foi feita em agosto de 2015 e que não teria sido concluída. Como houve punição administrativa na época e meses antes do sinistro, também houve movimentação para revitalizar e adequar o prédio ao Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, a Polícia Federal não caracterizou a conduta dos gestores como omissa. Os recursos não foram liberados a tempo, mas a reforma já estava planejada.

Em maio desse ano, a paleontóloga Luciana Carvalho, finalista de Inovação e Ciência do Prêmio CLAUDIA 2019, contou que os trabalhos de restauração estavam em andamento até a paralisação por causa da pandemia. “Até o dia 19 de março estávamos terminando o resgate interno do Palácio. O processo envolve a retirada de todo o material de dentro do Palácio e o inventário, que significa você fazer um levantamento de tudo o que foi salvo durante o processo”, ela contou a CLAUDIA, explicando que as equipes estão empenhadas em reconstruir parte do que foi destruído pelo fogo. “O Museu Nacional vive. Continuamos vivos nas pessoas, nos prédios que sobraram”, ela disse.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.