Frutas e vegetais congelados podem ser tão bons quanto os frescos

Estudo mostra que o congelamento não faz com que os alimentos percam nutrientes

Congelar frutas e vegetais pode ajudar a conservar os alimentos e fazê-los durar por mais tempo. Além de permitir que você coma seus alimentos preferidos mesmo fora de época, o congelamento também ajuda a desperdiçarmos menos, já que podemos aproveitar tudo até o final sem que a comida estrague. Tudo isso com o mesmo valor nutricional das frutas e vegetais frescos, de acordo com reportagem da CNN.

Um estudo recente revelou que vegetais e frutas congeladas podem ter a mesma quantidade – ou até mais – de vitaminas que os frescos. “De todas as maneiras que existem para preservar comidas, o congelamento é a melhor para preservar os nutrientes. É importante que pessoas que não conseguem alimentos frescos onde moram saibam que congelar é uma opção viável”, explica Ali Bouzari, autor do estudo

Os alimentos que já são comercializados congelados são submetidos a processos diferentes de congelamento para poder conservar os nutrientes. As frutas, por exemplo, são colhidas maduras e congeladas rapidamente para depois serem expostas a nitrogênio. O nitrogênio ajuda a preservar as propriedades que o oxigênio degrada em frutas frescas.

Os vegetais, por sua vez, são colocados em água quente, o que destrói algumas enzimas que podem causar descoloração ou perda de sabor, e depois são congelados. O processo pode fazer com que os alimentos percam mais ou menos 50% da sua vitamina C.

Como as frutas e vegetais que serão congelados são colhidos quando estão maduros – quando têm o maior número de nutrientes – eles podem acabar sendo ainda mais nutritivos do que os frescos, que são colhidos quando ainda não estão completamente maduros e não possuem tantos nutrientes.

Dicas para escolher e conservar os congelados:

  • Escolha congelados sem molho, sal ou açúcar adicionados
  • Os alimentos não devem estar moles e precisam ter sido congelados individualmente
  • Evite abrir a porta do seu congelador. Cada vez que os alimentos são expostos a outra temperatura eles podem perder nutrientes importantes
  • Para descongelar, o ideal é colocar os alimentos por pouco tempo no microondas ou deixá-los descongelar naturalmente
  • Depois de esquentá-los, esprema um limão em cima dos vegetais e frutas. A vitamina C do limão repõe qualquer perda que possa ter ocorrido no congelamento.

Leia mais: 10 receitas de petiscos para acompanhar a Copa com as amigas

+ Após rumor de romance com Lady Gaga, casamento de Bradley Cooper está em crise

Vote e escolha as vencedoras do Prêmio CLAUDIA