Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Filho de 10 anos salva mãe e irmão durante parto

O trabalho de parto começou no banheiro de casa, 6 semanas antes do previsto

Por Da Redação 22 ago 2017, 12h06

Jayden Fontenot, de 10 anos, foi quem auxiliou a mãe durante o parto de seu irmão Daxx, no último dia 11, em Louisiana, nos Estados Unidos.

Ashley Moreau estava no banheiro de sua casa quando a bolsa rompeu, 6 semanas antes da data prevista para o nascimento de Daxx, programado para em torno do dia 20 de setembro. O noivo de Ashley já havia saído para trabalhar naquela manhã.

Ela se assustou quando viu que os pés do bebê já estavam saindo para fora da barriga. O chamado “parto pélvico” pode ser perigoso para o bebê, pois a cabeça pode ficar presa no canal vaginal, causando danos no cérebro ou até a morte.

Leia mais: Mulher descobre que estava grávida durante o parto

Ashley orientou o filho de 10 anos a pedir ajuda para a avó, que chamou uma ambulância, mas não pode ajudar mais por ter acabado de passar por uma cirurgia na coluna e estar impossibilitada de andar.

A criança então voltou e disse à mãe: “Me fale o que eu preciso fazer e eu farei”. “Jayden estava tão calmo que me deixou mais calma. Eu podia ver que ele estava assustado, mas sabia que tinha que fazer aquilo”, contou Ashley ao Daily Mail.

Continua após a publicidade

“Eu tive que puxá-lo pelas pernas; gentilmente, não com força”, contou o pequeno herói.

Após a retirada de Daxx, no entanto, o irmão mais velho notou que o bebê não estava respirando. Prontamente ele buscou um inalador nasal, usado pela irmã de 11 meses, e ele e a mãe começaram a bombear ar pelo nariz e boca de Daxx.

Assim que o recém-nascido voltou a respirar, uma equipe de paramédicos chegou à casa da família e levou todos para o hospital. Além de ter reanimado o irmão mais novo, Jayden também foi essencial para que a mãe não morresse de uma hemorragia, pois a separação repentina entre placenta e parede uterina causa intenso sangramento.

Daily Mail/Reprodução

Daxx é saudável, está crescendo bem e deverá ir para casa até o fim desta semana.

“Toda vez que eu penso no que aconteceu, eu choro. Eu acho que o Jayden não compreende o que ele fez e o quão grande foi”, disse a mãe. “Eu falei para o Jayden: ‘Você vai sempre ter uma conexão especial com seu irmão’. Eu estou tão orgulhosa dele. Ele salvou nossas vidas“, felicitou Ashley.

Continua após a publicidade
Publicidade