Facebook se junta a iniciativa contra discurso de ódio na Internet

Sheryl Sandberg anunciou programa de combate ao extremismo

A liberdade de expressão oferecida pela internet pode se transformar facilmente em pretexto para difusão de discurso de ódio. Nesta semana Sheryl Sandberg anunciou um novo esforço milionário do Facebook que tem como objetivo conter o extremismo online na Europa.

Batizado de “Online Civil Courage Iniciative”, o programa apoiará grupos sem fins lucrativos no continente, com foco especial na luta contra o extremismo na Internet, que tem se intensificado devido a crise dos refugiados. A iniciativa também reunirá especialistas para desenvolver uma série de ferramentas para difundir práticas de tolerância e respeito.

Com base em Berlim, o programa foi organizado diretamente por Sheryl, que atua como Diretora de Operações do Facebook. Ela contou com o apoio do Centro Internacional para Estudos de Radicalização da Violência Política, do Instituto Estratégico de Diálogo e da Fundação Amadeu Antonio. No total, a nova iniciativa contará com investimento de 1 milhão de euros. Os representantes do Facebook não divulgaram quanto deste montante vem da gigante de Mark Zuckerberg.

O local não foi escolhido aleatoriamente. A Alemanha tem sido um grande foco de discursos de ódio na Internet, especialmente pela dificuldade para cooperar com o fluxo de refugiados que chegam as suas fronteiras.

Em dezembro, o Facebook, Google e Twitter concordaram em combater o racismo online ao deletar discursos de ódio de seus sites dentro de 24 horas. “No ano passado, nós vimos milhões de pessoas se reunirem na Internet para apoiar refugiados e se mostraram solidárias com vítimas dos ataques terroristas”, escreveu Sandberg em sua conta pessoal no Facebook nessa segunda-feira (18). “Mas também ouvimos vozes de ódio. Com o extremismo danificando vidas e sociedades mundo afora, desafiar tais vozes nunca foi tão importante”.

Para ela, a prática de deletar os conteúdos não se mostra eficiente no combate ao ódio. “Nós precisamos de vozes de tolerância e amor para atingir o mundo, por que o melhor remédio para discursos de ódio é ampliar a discussão”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s