Ex-pacientes criam jogo para explicar câncer para crianças
Iniciativa de mulheres foi premiada em competição internacional de games independentes
Empreendedoras brasileiras acabam de receber um prêmio internacional na área de games. Ex-pacientes de câncer, elas fizeram parte da criação de um jogo on-line que ajuda crianças, adolescentes e seus familiares depois de um diagnóstico da doença.
Uma delas é Ludmilla Rossi, que teve um câncer raro na língua. A dificuldade de encontrar informações corretas e confiáveis, o medo do tratamento e o tabu sobre a doença a motivaram a, anos depois, ter a ideia de criar um game para desmistificar o câncer para pacientes infantis.
O JOGO
O jogo chama-se Alpha Beat Cancer e é baseado na cartilha do Instituto Beaba, criado por Simone Mozzilli, que também teve a doença. Em 2011, a publicitária recebeu um diagnóstico de câncer que desenvolvia-se em estágio avançado no abdômen.
O Alpha Beat Cancer, desenvolvido pela Mukutu, foi premiado na categoria escolha da audiência pelo Indie Prize, uma competição internacional de games independentes com outros 60 projetos inscritos, durante o Casual Connect USA 2018, um dos principais reconhecimentos mundiais do setor de games. O evento foi sediado em Anaheim, Califórnia, no Disneyland Hotel.
No game, que é gratuito, a criança/adolescente pode brincar, por exemplo, atendendo pacientes e fazendo procedimentos médicos. O objetivo é que aprenda e se familiarize com os termos do mundo oncológico com os quais vai se deparar durante o tratamento, como biópsia e hemograma. Pode ser baixado para iOS ou Android aqui: alphabeatcancer.com.
Um dos objetivos do desenvolvimento do jogo é fazer com que o tema câncer seja conversado abertamente, sem preconceito, o que ajuda na detecção precoce da doença, o que é imprescindível e relevante para o tratamento.
O Beaba (be-a-bá) é uma entidade sem fins lucrativos com a missão de desmistificar o câncer e informar de maneira clara, objetiva e otimista sobre a doença e o tratamento para crianças, adolescentes e seus acompanhantes e tem mais de 15 mil beneficiários.
Leia mais: Maitê Proença falo sobre assédio e sua demissão da Globo
+ 4 regras de ouro para a prevenção do câncer de mama