Drone captura imagens impressionantes dos efeitos do aquecimento global

Equipe de cientistas filmou processo de derretimento das geleiras da Groenlândia

Em um vídeo de tirar o fôlego, cientistas americanos conseguiram documentar a dura realidade das mudanças climáticas nas áreas congeladas do planeta.

Utilizando um drone, a equipe de pesquisadores filmou o processo de derretimento do gelo e capturou imagens que mostram as consequências devastadoras do aquecimento global. A Groenlândia está literalmente derretendo. Os amplos campos gelados agora estão perdendo espaço para rios e piscinas.

Assista o vídeo:
 

http://graphics8.nytimes.com/video/players/offsite/index.html?videoId=100000003995945&articleId=100000003999914

Os cientistas estão usando a filmagem para documentar e entender melhor o quão rapidamente este processo está acontecendo e, assim, estudar maneiras de retardá-lo.

Segundo o New York Times, responsável pela divulgação das imagens, as cenas marcantes ilustram uma mudança com graves consequências – uma fusão completa da camada de gelo aumentaria os níveis do mar em cerca de 6 metros em todo o mundo.

“Nós cientistas gostamos de nos sentar em frente aos nossos computadores e usar modelos climáticos para fazer essas previsões. Mas para realmente ter um entendimento amplo sobre o que está acontecendo é preciso fazer medições empíricas no campo”, afirmou o cientista Laurence C. Smith ao Times.

%d blogueiros gostam disto: