Assistir Chico Buarque sendo Chico Buarque é algo raro para quem não é próximo do músico. O cantor e escritor de 71 anos dá poucas entrevistas e tem até fama de tímido por ser um cara reservado. Título que ele recusa em Chico Buarque – Artista Brasileiro, que chega hoje aos cinemas. “Nunca fui tímido! Era até chamado de showman pelos meus pais”, avisa.
O documentário, dirigido por Miguel Faria Jr., amigo de Chico, mostra o artista fazendo um tour pela própria memória. Ele fala da sua relação com o pai, o historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, e lembra o quanto o interesse pelos livros foi uma forma de se aproximar dele. O filme traz também imagens e lembranças da época da ditadura, de sua amizade com a turma da bossa nova e da relação de 30 anos com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas.
O longa termina com sua viagem a Berlim, em busca do paradeiro de um irmão que não conhecia e que resultou no livro de ficção O Irmão Alemão (Companhia das Letras), lançado em 2014. Ele conta que quando viaja a outros países para lançar seus livros alguns perguntam: “Verdade que você é também cantor no Brasil?”. Ô, se é verdade. O belo documentário faz um bom apanhado desse ofício.
Confira o trailer e imagens de sua trajetória.
Com Marieta Severo, sua ex-mulher, nos anos 1980
Com o músico Jair Rodrigues na época dos Festivais da Música Brasileira (1966)
Com Paulinho da Viola e Caetano Veloso
Na época em que adotou o bigode e continuou belo, nos anos 1970
Luara Calvi Anic é editora de CLAUDIA e dá dicas de cultura toda quinta-feira. Para falar com ela, clique aqui.