“Deus te fez assim e te ama como você é”, diz Papa a homem gay

O rapaz foi recebido pelo pontífice em abril deste ano

“Deus o fez gay e que sua sexualidade não importa”. Essa foi a declaração do Papa Francisco ao jovem Juan Carlos Cruz, que foi vítima de um abuso sexual cometido pelo padre Fernando Karadima, em Santiago, no Chile. A CNN, o rapaz contou que passou três dias com o Papa no Vaticano, em abril deste ano, e eles discutiram sua sexualidade e os estupros que sofreu.

“Deus ama você assim. O Papa ama você assim e você deveria amar a si mesmo e não se preocupar o que as pessoas dizem”, afirmou o líder da igreja católica ao rapaz, que é homossexual. O pontífice também pediu perdão “em nome do Papa e da Igreja por tanta dor causada”.

As declarações de Francisco são as mais progressistas em muito tempo, demonstrando afastamento significativo dos dogmas da Igreja Católica Romana, que considera a homossexualidade “contrária às leis de Deus”.

Leia também: A herança de Diana que Harry cedeu à esposa Meghan Markle

Entenda o caso

Juan Carlos Cruz foi peça-chave nas investigações de crimes de assédio e abuso sexual entre membros da Igreja Católica chilena nos últimos anos. O agressor dele, inclusive, chegou a ser considerado culpado pelo Vaticano em 2010, que o condenou a uma “vida de orações e penitência”. Ele também chegou a ir ao tribunal do país de origem, mas não cumpriu pena por causa da prescrição dos crimes.

Já na última sexta-feira (18), 34 bispos do Chile ofereceram renúncia ao Papa depois de uma cúpula de emergência no Vaticano para discutir tais escândalos. Entre eles, o bispo Juan Barros, um dos acusados de acobertar os crimes de pedofilia cometidos por Karadima na paróquia que atuava em Santiago.

Leia mais:  Kate Middleton reciclou vestido e repetiu o look no casamento real

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s