PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Desemprego cresce quase 30%: mulheres, negros e jovens são mais afetados

Confira a diferença percentual na taxa de desocupação por gênero, etnia e idade, segundo dados divulgados pelo IBGE

Por Da Redação
23 set 2020, 14h00
comunidade São Paulo
Por conta do coronavírus, homem desinfeta rua na Comunidade Vietna em São Paulo (Andre Lucas/picture alliance/Getty Images)
Continua após publicidade

A alta no desemprego no Brasil de maio a agosto foi de 27,6%. No fim de agosto, 12,9 milhões de pessoas estavam desempregadas, segundo registrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 23, e mostram que o País tem 82,1 milhões de pessoas ocupadas, redução de 2,7% na comparação com o mês de maio, quando eram 84,4 milhões.

 

O índice de desocupados é de 13,6%. Na divisão por gênero, o índice é maior entre as mulheres: 16,2% contra 11,7% de taxa de desocupação entre os homens. O índice de desocupação entre pessoas de cor preta ou parda é de 15,4%. Entre brancos, segundo o IBGE, é de 11,5%.

 

A situação se agrava entre os jovens. Na faixa etária que vai de 14 a 29 anos, o índice de desocupação é de 23,3%. A escolaridade é um fator importante na redução da taxa de desocupação, segundo mostram os dados do IBGE. Entre pessoas com nível superior completo ou pós-graduação, o índice é de 6,8%

Continua após a publicidade

 

A região Nordeste é a que soma o maior número de pessoas sem ocupação, 15,7%, seguida pelo Norte, 14,2%, Sudeste, 14%, Centro-Oeste ,12,2% e Sul, 10%.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.