Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

De janeiro a setembro, 271 transgêneros foram mortos em 72 países

Brasil é o país com maior casos de mortes

Por Da Redação
Atualizado em 14 nov 2018, 18h39 - Publicado em 14 nov 2018, 18h37

De 1º de janeiro a 30 de setembro, 271 pessoas transgênero foram assassinadas em 72 países. O levantamento acaba de ser divulgado pela Transgender Europe, organização não governamental (ONG) austríaca. Os dados foram divulgados por conta do Dia Internacional da Memória Trans, celebrado anualmente no dia 20 de novembro, com o objetivo de homenagear as vítimas de transfobia.

Leia também: Clipe mostra o preconceito sofrido por uma criança trans

De acordo com o relatório, a maioria das mortes ocorreu em locais públicos ou com grande circulação de pessoas, como ruas (104); rodovias (12); litoral, rios ou sob pontes (13); hotéis, motéis ou drive-in (8); parques, praças públicas ou mercados (4); bares, restaurantes ou danceterias (6); salões de beleza ou barbearias (3) e ferrovias, estações de metrô ou de trem (2).

Brasil é o país com maior casos de mortes

Os dados mostram ainda que o Brasil é o país com o maior número de mortes. Até o final de setembro, 125 pessoas trans foram mortas em cidades brasileiras, número 9,61 vezes superior ao da Colômbia (13), segundo colocado no ranking da América do Sul.

Monitorado desde o início dos levantamentos, o cenário brasileiro não tem apresentado melhora. Em 2016, a ONG divulgou que Brasil é a nação que mais mata transexuais e travestis no mundo. De janeiro de 2008 a março de 2014, foram registradas 604 mortes em todo o território nacional motivadas por transfobia, isto é, o ódio por indivíduos que se identificam como não pertencentes ao padrão cisgênero heteronormativo.

Continua após a publicidade

Desde 2011, terceiro ano de análise, o Brasil apresentou um congelamento nos registros de assassinatos, mas que permaneceram superiores a 100. Ao todo, o país já responde por 1.238 dos 2.982 casos contabilizados pela organização desde 2008, equivalente a 46,1% dos assassinatos analisados nos 72 países.

Leia mais: Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.