PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cidade do México torna crime a prática de “cura gay”

Quem realizar o procedimento poderá ser condenado a até 5 anos de prisão

Por Da Redação
Atualizado em 27 jul 2020, 18h57 - Publicado em 27 jul 2020, 18h40
 (Rob Stothard/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma nova medida, tomada na última última sexta-feira (25) pela Assembleia legislativa da Cidade do México, é considerada uma vitória para a comunidade LGBT. A medida é uma lei que torna crime a terapia de conversão de gays em heterossexuais, conhecida como “cura gay”.

A proposta, que teve apoio de diferentes partidos, foi aprovada em uma sessão virtual. As práticas da terapia variam de aconselhamento psicológico, orientação religiosa a eletrochoques. Mesmo que tenham sido descreditadas nos últimos anos, a atividade ainda acontece. Quem realizar o procedimento pode pegar até cinco anos de prisão e as penas mais duras são para quem submeter menores de idade à prática.

Essa é a primeira região do México que proíbe a terapia de conversão, e foi também a primeira do país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, no ano de 2009.

No Brasil, existe uma resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia que condena a terapia de conversão. “Não cabe a profissionais da psicologia no Brasil o oferecimento de qualquer tipo de terapia de reversão sexual, uma vez que a homossexualidade não é considerada patologia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, diz o texto no site da organização.

Continua após a publicidade

Resiliência: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.