Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Corpus Christi: em quais capitais é feriado e onde é ponto facultativo?

Municípios determinam se o dia 30 de maio será considerado feriado ou não; entenda

Por Da Redação
Atualizado em 30 Maio 2024, 11h08 - Publicado em 27 Maio 2024, 14h54

Sempre que surge uma feriadão religioso no calendário, vem a dúvida: é realmente feriado ou ponto facultativo? No caso de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, 30 de maio, a resposta é: depende da cidade em que você mora e/ou trabalha.

Isso acontece porque o governo federal considera ponto facultativo, mas dá a cada município a liberdade de definir se a data será considerada feriado.

Corpus Christi é feriado

Nas capitais brasileiras, a decisão varia. Em 2024, 14 delas decidiram que Corpus Christi é feriado: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Corpus Christi é ponto facultativo

Já em Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA), Corpus Christi é ponto facultativo.

Até a última atualização desta reportagem, Macapá (AP), não definiu como será considerada a data. Caso você não more nas capitais, consulte o site da Prefeitura de sua cidade para conferir se Corpus Christi será feriado ou ponto facultativo.

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

Em algumas cidades, Corpus Christi é ponto facultativo, e empregador pode decidir se quer que os funcionários trabalhem
Em algumas cidades, Corpus Christi é ponto facultativo, e empregador pode decidir se quer que os funcionários trabalhem (Magnet Me/Unsplash)

Quando uma data comemorativa é considerada feriado, todos os trabalhadores devem ser dispensados do expediente. Caso sejam escalados para trabalhar, devem receber o valor do salário do dia em dobro, ou então uma folga compensatória.

Já em pontos facultativos, os funcionários públicos são dispensados sem prejuízo do valor a receber, e os empregadores do setor privado, como comércio e serviços, decidem se seus funcionários irão ou não trabalhar.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.