Conheça o café que opera sem funcionários e se baseia na confiança
Na cafeteria, os clientes se servem e pagam o que consomem de forma autônoma
Quem entra desavisado na cafeteria The Vault, na cidadezinha de Valley City, na Dakota do Norte (EUA), pode ficar desconfiado ao perceber algo inusitado: não existem funcionários trabalhando no local. E eles não saíram e deixaram o estabelecimento à própria sorte. O local simplesmente não possui qualquer atendente contratado para servir os clientes.
A cafeteria funciona na base da confiança e da honestidade: os clientes chegam, servem-se e, em seguida, pagam pelo que consumiram. The Vault aceita dinheiro mas também possui maquininha para cartões – operada pelos clientes, obviamente.
Não há nenhuma forma de conferir o pagamento em tempo real, mas o dono do estabelecimento, David Brekke, conta que não há prejuízo. Muito pelo contrário, há uma sobra de 15% a mais nos rendimentos, de acordo com ele.
Brekke diz que, quando teve a ideia para criar a cafeteria, não percebeu o quanto o empreendimento era único. “Eu pensei que apenas fazia sentido. Pesquisando na internet, descobri que não existia nada como minha ideia”, contou ele ao canal KVRR.
Um dos motivos apontados por ele para optar pelo café sem funcionários é que, dessa forma, os clientes não se sentem pressionados a deixar o local tão logo terminam a refeição. Para promover uma atmosfera de segurança, o estabelecimento conta com câmeras.
The Vault demorou cerca de três anos para se tornar realidade, ocupando o espaço do que antes era um banco. Foi inaugurado em 2013, funcionando sempre sem funcionários e confiando na honestidade da comunidade.
Conheça um pouco mais sobre o espaço no vídeo abaixo: