Conheça ilustrações que nos fazem enxergar o que é a ansiedade
Este sentimento, que às vezes pode parecer inofensivo, é um problema sério na vida de muitas pessoas. Compreenda melhor a partir da arte como ele age
Perguntamos para o psiquiatra Augusto Cury por que as pessoas estão cada vez mais ansiosas. E ele responde: “pelo excesso de informações não elaboradas, compromissos, pressões e uso de computador. No passado, o número de informações dobrava a cada dois séculos; hoje, a cada ano. O exagero de dados é registrado involuntariamente por um fenômeno inconsciente – o registro automático da memória”. Ou seja, ela pode estar presente no excesso de informações que o nosso cérebro e registra e nossa incapacidade de lidar com elas.
Para ler a entrevista completa clique AQUI.
Entretanto, para algumas pessoas, esse problema vai além. Alguns pacientes podem ser diagnosticados com TAG, sigla para Transtorno de Ansiedade Generalizada. Segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), ele é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, constante e de difícil controle, que perdura por meses e vem acompanhado por alguns sintomas; como inquietação, irritabilidade, fadiga, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
A ilustradora sul-coreana Jenny Chang recolheu uma série de depoimentos e os transformou em arte. Confira abaixo o resultado:
“Para mim, ansiedade é como estar em quarto escuro e frio: eu vejo um pouco de luz através da porta, mas não a alcanço. Ouço as pessoas se divertindo e rindo do outro lado, mas estou preso, não tenho como sair.”
“Ansiedade é quase como sentir um elefante sentado em cima de seu peito.”
“É uma sensação de estar correndo com sapatos de concreto!”
“É um sistema de alarme que temos no cérebro. Se algo dispara este alarme, o corpo responde na hora: sobe a adrenalina, aumentam os batimentos cardíacos…”
“Sinto como se estivesse tentando ficar calmo enquanto um ‘mar de mãos’ pede a minha atenção!”