Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça 25 curiosidades sobre o Prêmio CLAUDIA

Mais de 300 mulheres inspiradoras tendo seu trabalho reconhecido, mais de 4 milhões de pessoas impactadas e momentos inesquecíveis com a Hebe.

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 7 abr 2021, 10h32 - Publicado em 16 fev 2015, 19h13

Conheça as principais curiosidades da maior premiação feminina da América Latina:

1. A história da estatueta
Cem troféus foram distribuídos de 1996 a 2013. A primeira peça entregue às vencedoras, de cristal e com cores que representam o Brasil, foi concebida pela designer Jacqueline Terpins. A atual estatueta, fundida em bronze, com base de granito, que nos acompanha desde 1998, é obra do artista plástico italiano Elvio Becheroni (1934-2000).

2. 4 milhões de pessoas impactadas
As ações das vencedoras da categoria Trabalho Social, criada em 2003, já impactaram mais de 4 milhões de pessoas. Cybele Amado de Oliveira, por exemplo, que ganhou em 2008 por ter reduzido em 70% a evasão escolar e em 80% a taxa de repetência de alunos da região de Caeté-Açu, na Bahia, beneficiou 200 mil estudantes desde a fundação do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.

3. 309 trabalhos finalistas
Nos 18 anos do Prêmio CLAUDIA, visitamos todos os estados e pesquisamos mais de 4 mil trabalhos – 309 foram finalistas. Em 1996, primeiro ano do evento, fomos conhecer Edvalda Pereira Torres, que levava água e educação a moradores do interior de Pernambuco. Ela foi a grande vencedora daquela edição.

4. Seis estados que lideram a premiação
São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Sul são as unidades da Federação mais premiadas nesse tempo.

Continua após a publicidade

5. Novas parcerias
Em 2011, incluímos a categoria Consultora Natura Inspiradora, dedicada a mulheres selecionadas pelo Programa Acolher, que fornece apoio técnico e financeiro a ações sociais realizadas pelas Consultoras da marca. A primeira ganhadora foi Maria de Fátima Pires, que comanda a Oficina da Solidariedade Secos e Não Molhados, instituição que produz e distribuiu gratuitamente fraldas descartáveis para idosos na cidade de Franca, interior de São Paulo.

6. Cinco categorias
Em 2003, O Prêmio foi dividido nas categorias Ciências, Negócios, Cultura, Trabalho Social e Políticas Públicas e as leitoras também passaram a votar nas candidatas pela internet.

Prêmio CLAUDIA/ Divulgação Prêmio CLAUDIA/ Divulgação

7. Homenagens especiais
As atrizes Bibi Ferreira, Regina Duarte e Marieta Severo, a escritora Lygia Fagundes Telles, a apresentadora Hebe Camargo e a presidenta Dilma Rousseff já foram escolhidas hors-concours, homenagem criada em 2009 para destacar personalidades pela história de vida e pelo conjunto da obra.

Continua após a publicidade

8. O lugar da festa
O Prêmio foi entregue nove vezes na Sala São Paulo, sete no Teatro Alfa e duas no Memorial da América Latina. Neste ano, pela primeira vez, será no Auditório Ibirapuera, edifício concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer na década de 1950 e construído em 2005.

9. As áreas com maior destaque
Atendimento à saúde, empoderamento das mulheres, inclusão de pessoas com deficiência e preservação ambiental estão entre as ações tocadas pelas finalistas da categoria Consultora Natura Inspiradora.

10. Jantar de boas-vindas
Na noite anterior à grande festa, um jantar no Terraço Abril é oferecido especialmente para as finalistas. Todas se conhecem, fazem novos contatos e compartilham suas conquistas. Elas recebem um colar com pingente da mulher alada, símbolo do Prêmio.

11. Premiação para jovens de talento
Para destacar ações de jovens talentosas que estão à frente de projetos promissores, criamos no ano passado a categoria Revelação. Alessandra França, do Banco Pérola, que oferece microcrédito a pessoas de baixa renda, foi a campeã. Ela já emprestou cerca de 3 milhões de reais para mais de 560 pessoas.

Continua após a publicidade

12. Cuidado com a próxima geração
29% das ganhadoras estavam envolvidas em projetos voltados diretamente para a infância e a juventude. Uma delas, a arquiteta mineira Erika Foureaux, criadora da ONG Instituto Noisinho da Silva, ganhou em 2012 por ter desenvolvido um mobiliário para crianças com deficiência física.

13. Discurso emocionante
Luiz Seabra, Fundador da Natura, fez um discurso que emocionou a plateia durante o Prêmio CLAUDIA 2013: “O autor Pierre de Chardin dizia que, algum dia, dominaremos os ventos, as ondas, as marés e a gravidade. E que, nesse dia, aprenderemos por Deus a dominar a energia do amor e a humanidade estará descobrindo, pela segunda vez, o fogo.”

14. 20 mil convidados
Mais de 20 mil convidados passaram pelo evento nesses 18 anos.

Prêmio CLAUDIA/ Divulgação Prêmio CLAUDIA/ Divulgação

Continua após a publicidade

15. Os sons do Prêmio
Gal Costa, Maria Rita, o pianista Marcelo Bratke, jovens músicos da Camerata Vale Música e o maestro João Carlos Martins já se apresentaram no evento.

16. Time de premiadoras
A ex-jogadora de basquete Magic Paula, a geneticista Mayana Zatz, a apresentadora Fernanda Young, a deputada Patrícia Saboya e a cineasta Laís Bodanzky fazem parte do time de personalidades que entregou estatuetas para as ganhadoras ao longo dos anos.

17. A música de CLAUDIA
Em 2006, o compositor e maestro Francis Hime animou a noite com um show delicioso e nos presenteou com uma música inédita, Claudia, composta por ele especialmente para nós.

18. As atrações da noite
Ao som de Brasileirinho, a ginasta Daiane dos Santos encantou a todos com sua belíssima apresentação na edição de 2008. No mesmo ano, artistas do Circo Zanni (foto) levaram alegria e colorido ao palco.

Continua após a publicidade

19. Consultora Natura inspiradora
No ano passado, quem levou o Prêmio na categoria foi a técnica de enfermagem Íria de Sá Pinheiro, do Projeto Florescer, que ensina música gratuitamente a jovens do assentamento rural da Vila de Bom Jesus, no Amapá.

20. Quem escolhe os vencedores
Personalidades como o educador Paulo Freire e a antropóloga Ruth Cardoso fizeram parte da equipe que elegeu as vencedoras da primeira edição do Prêmio. Nos anos seguintes, as ganhadoras foram escolhidas por notáveis como a empresária Sônia Hess, presidente da Dudalina, e o neurocientista Miguel Nicolelis, fundador e diretor do Instituto Internacional de Neurociências de Natal.

21. Recorde de participação
Com mais de 260 mil votos pela internet, a participação das leitoras na escolha das vencedoras bateu recorde em 2013.

22. Momentos inesquecíveis
Hors-concours em 2011, Hebe distribuiu selinhos, sentou no colo do ator Ailton Graça e cantou “Como É Grande o Meu Amor por Você” com Verônica Ferriani.

23. Vencedoras em destaque 
O Prêmio ajuda as ganhadoras a seguir em busca de mais vitórias. A juíza baiana Luislinda Valois, por exemplo, vencedora da categoria Políticas Públicas em 2010, foi promovida a desembargadora no ano seguinte.

24. Letícia Sabatella em sintonia perfeita
A atriz Letícia Sabatella, mestre de cerimônias de 2013, cantou Paroupupti, música que compôs na língua dos índios krahôs, que vivem na fronteira entre Tocantins, Piauí e Maranhão, dos quais ela se aproximou para fazer um documentário. O marido dela, o ator Fernando Alves Pinto, acompanhou o canto ao trompete.

25. Du Moscovis no comando da festa
O ator Eduardo Moscovis, mestre de cerimônias por três anos, dançou coladinho com Hebe. O posto ocupado por ele já foi de personalidades como a atriz Christiane Torloni (2008) e de jornalistas como Glória Maria (1999 e 2000) e Carlos Tramontina (1996 e 1999).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.