Como se livrar do vício do perfeccionismo
Aprenda a dar importância apenas aos feedbacks que a ajudem a evoluir
Aprenda a dar importância apenas aos feedbacks que a ajudem a evoluir
Foto: Getty Images
Você é do tipo que refaz mil vezes as tarefas e nunca fica contente com o resultado? Pode ter caído na cilada do perfeccionismo. Embora ele seja visto por muitos como uma virtude, é um vício que provoca. Aprenda a se livrar desse drama.
Basta ser bom
Se há tarefas que podem ficar boas, por que você vai gastar tanta dedicação até torná-las perfeitas? Poupe energia para usar apenas nas outras obrigações que exijam resultado impecável. Depois, procure observar como o resultado é recebido pelos outros. Surpresa: seu apenas razoável de repente acaba virando um excelente na avaliação alheia.
Aceite ajuda
Quando você fica muito tempo em cima de uma única tarefa, fazendo e refazendo, acaba se cansando, perde a perspectiva e a capacidade de julgar se está no caminho certo. Nesses casos, não tenha medo de pedir uma segunda opinião a alguém que você realmente respeite.
Reconheça os seus limites
Muitas vezes, você leva horas numa atividade que outra pessoa tira de letra em metade do tempo. Então não hesite em delegá-la a quem pode dar conta do trabalho com maior rapidez.
Filtre as conversas
Em geral, os perfeccionistas se abalam demais com críticas porque elas remetem a emoções da infância, provocadas por duras de pais, professores severos e outras figuras marcantes. Então, ao ouvir um reparo, procure avaliar se ele é mesmo relevante. Se não for, ignore-o. Dê importância apenas aos feedbacks que a ajudem a evoluir.