PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como o Facebook quer ajudar quem não pode pagar pela Internet

Free Basics faz parte do projeto Internet.org, uma empreitada para conectar os dois terços do mundo que não têm acesso à rede

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 21h20 - Publicado em 7 jan 2016, 21h44
Getty Images
Getty Images (/)
Continua após publicidade

Cerca de dois terços das pessoas do mundo ainda não têm acesso à rede. E o Facebook quer mudar isso. 

São muitos os motivos: os equipamentos são caros, o serviço também é custoso, o sinal não chega. O que chega não tem tradução para a língua local, as quantidades de dados não são suportadas, os usuários em potencial não fazem ideia do que esse conteúdo pode trazer de benefícios.

Por isso foi criado o Internet.org. Segundo a sua proposta, “ninguém deve ter de escolher entre comida, saúde ou acesso à Internet”. Por isso, os apoiadores do projeto (que são gigantes como a Samsung e a Nokia), se unirão para desenvolver tecnologias que reduzam o custo do fornecimento de dados e ajudem a expandir o acesso em comunidades carentes.

Free Basics by Facebook

Um desses projetos é o Free Basics by Facebook, que oferece serviços gratuitos básicos em localidades onde a Internet é limitada. Através dele, as pessoas podem navegar em sites de emprego, saúde, segurança e informações da região sem pagar nada por isso. Atualmente está disponível em partes da África, América Latina e Ásia, e continuará a se expandir para mais países no mundo todo.

O que já está no Free Basics

Meus direitos (My Rights)

Continua após a publicidade

 

 

“Quando as mulheres estão conectadas, elas sabem que não estão sozinhas”. Com o objetivo de instruir as mulheres e ajudá-las a entender o que é e o que conta como violência doméstica, o aplicativo My Rights ajuda moradoras da Índia a se manterem seguras para viver em paz e cuidarem de seus filhos.

Continua após a publicidade

Maya

Com linguagem simples, esse site busca auxiliar esclarecer dúvidas básicas sobre saúde da mulher, educação sexual e maternidade. Ele é bastante educativo e muito acessível.

Babajobs

Com acesso totalmente gratuito, essa plataforma une empregadores e desempregados na Índia sem custo algum. Uma ótima oportunidade para quem está passando por uma situação difícil e não poderia recorrer a outros meios.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.