Como criar um espaço de meditação em casa
Montar um cantinho zen na sua casa é mais fácil do que parece. Veja cinco dicas para ter o seu!
Meditar é se concentrar em uma única coisa, como a respiração ou em um mantra, com o objetivo de reduzir a atividade mental. Os benefícios da meditação são inúmeros, como trazer sensação de bem-estar, recarregar as baterias, aliviar o estresse, a ansiedade e a irritação.
Leia também: Ex-monge garante que 10 minutos de meditação por dia são suficientes
Não é difícil montar um cantinho zen em sua casa. O importante é que você se sinta em paz nesse espaço, que pode ser uma varanda, quintal, jardim, um cômodo ou até mesmo entre um móvel e outro! O fundamental é definir o lugar mais calmo e que permita um razoável isolamento. Veja algumas dicas de como montar o ambiente:
Conforto
Escolha o local que será destinado à meditação – ele precisa ser grande o suficiente para caber você sentada – e estenda um tapete ou futon macio.
Aromas
Os óleos essenciais vão ajudar a acalmar e relaxar. Sentir o cheiro de lavanda por cinco minutos, por exemplo, reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Já a camomila é ótima para acalmar os nervos e as tensões, e laranja diminui a ansiedade. Os aromatizadores também aceleram o processo de desligamento. Os líquidos liberam o perfume pelas varetas de madeira aos poucos e são bem menos enjoativos que os incensos.
Sons
Se você mora em um lugar tranquilo, escute o som do ambiente. Já se vive onde tem muito barulho, escolha uma trilha sonora relaxante. Existem aplicativos para o celular que reproduzem sons da natureza e que são perfeitos para quem se desligar. Coloque para tocar de cinco a 10 minutos antes de começar.
Iluminação
A falta de luz aumenta a concentração. Caso não queria a escuridão total, acenda uma vela de perfume suave.
Decoração
Não importa a crença, se a religiosidade é importante para você, a imagem de um santo, mestre, orixás ou guru combinam com o ambiente. Se possível, inclua uma área verde, com plantas e flores. Também vale decorar o cantinho com uma fonte de água corrente para relaxar ainda mais e evitar o barulho externo.
Leia também: 5 maneiras diferentes de meditar