Clarice Lispector é imortalizada em estátua na capital carioca

A mais nova atração turística inaugurada no último domingo (15), no bairro do Leme, na Zona Sul do Rio, é a réplica de uma estátua da escritora acompanhada de seu cãozinho Ulisses.

A mais nova atração turística inaugurada no último domingo (15), no bairro do Leme, na Zona Sul da capital carioca, é a réplica de uma estátua de Clarice Lispector acompanhada de seu cãozinho Ulisses. 

A homenagem à escritora, que morou na região por 12 anos, foi idealizada pela biógrafa oficial da autora, Teresa Monteiro e incentivada por diversas personalidades, entre elas a atriz Beth Goulart, conhecida por representar Clarice nos palcos. Foi fundamental a realização de um abaixo-assinado para que a escultura fosse elaborada. Em declaração à Agência Brasil, Teresa contou um pouco sobre o processo: “Foi um conjunto de forças, união de várias pessoas.”

Fernando Frazão/Agência Brasil Fernando Frazão/Agência Brasil

Fernando Frazão/Agência Brasil (/)

Produzida pelo artista plástico Edgar Duvivier, a obra em proporção real foi criada a partir do molde de 40 pequenas miniaturas, que logo foram comercializadas para fãs e admiradores da escritora. No começo de maio, onze delas foram furtadas de uma marmoraria nos arredores da região de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.