Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Venda de cigarros para a próxima geração é proibida na Nova Zelândia

O país decidiu proibir a venda para qualquer pessoa nascida depois de 2008

Por Da Redação
9 dez 2021, 15h44

A Nova Zelândia decidiu proibir a venda de tabaco para a próxima geração, na tentativa de acabar com o fumo no país. A venda de cigarros ou produtos derivados do tabaco será proibida para qualquer pessoa nascida depois de 2008 durante a vida toda.

A proibição será prevista por uma lei que deve ser promulgada em 2022. “Queremos garantir que os jovens nunca comecem a fumar”, disse a ministra da Saúde do país, Ayesha Verall.

Nesta quinta-feira (9), o Ministério da Saúde da Nova Zelândia anunciou uma campanha de ampla repressão ao fumo e a medida faz parte disso.

Especialistas em saúde e médicos do país elogiaram as reformas inéditas que propõe a redução do acesso ao tabaco e restringem os níveis de nicotina nos cigarros.

cigarro
(Terroa/ThinkStock)

“Isso vai ajudar as pessoas a pararem de fumar ou mudar para produtos menos nocivos e tornar muito menos provável que os jovens se tornem viciados em nicotina”, explicou a professora Janet Hook, da Universidade de Otago.

O país quer atingir uma meta nacional de reduzir a taxa de fumantes para 5% em 4 anos, com o objetivo de, eventualmente, eliminá-la por completo.

Hoje, a Nova Zelândia possui cerca de 13% de adultos fumantes, há uma década, o número era de 18%. A taxa, porém, é mais alta entre a população indígena Maori, cerca de 31%, que sofre com mais doenças e mortes.

O Ministério da Saúde do país afirma que fumar causa um em cada quatro cânceres notificados e é a principal causa de morte evitável. O governo ainda introduziu controles do tabaco, incluindo uma grande restrição de onde os cigarros podem ser vendidos.

Continua após a publicidade
vaping
(Diego Cervo / EyeEm/Getty Images)

As autoridades dizem que o número de lojas autorizadas a vender cigarros será reduzido drasticamente, de cerca de 8 mil para menos de 500. O vaping (cigarro eletrônico que produz vapor que libera nicotina), tem se popularizado entre as gerações mais jovens nos últimos anos mais do que os cigarros tradicionais.

As autoridades de saúde da Nova Zelândia alertam que o vaping não é inofensivo como pode parecer. Pesquisadores encontraram agentes cancerígenos em líquidos utilizados em cigarros eletrônicos. Ainda assim, o país escolheu o vaping em 2017 como meio de ajudar os fumantes a largarem o cigarro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.