Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chama olímpica é acesa sem público diante da pandemia do coronavírus

É a primeira vez, desde 1984, que a cerimônia acontece sem espectadores. Esse ritual inicia o revezamento da chama, que viajará da Grécia até o Japão.

Por Da Redação
Atualizado em 13 mar 2020, 15h04 - Publicado em 12 mar 2020, 12h05

A chama olímpica dos Jogos de Tóquio 2020 foi acesa nesta quinta-feira (12) no santuário de Olimpíada, na Grécia, mas sem a presença do público e com um número limitado de jornalistas e dirigentes. É a primeira vez, desde 1984, que o ritual aconteceu sem espectadores. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico grego devido à pandemia do coronavírus.

A tradicional cerimônia marca o início do revezamento da tocha e a reta final de preparação para o evento. A chama, como de costume, foi acesa pelos raios de sol diante do Templo de Hera.

Apesar do cuidado de evitar aglomeração para assistir ao ritual, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reitera que os Jogos não serão adiados ou cancelados. O presidente da comissão, Thomas Bach, afirma que estão “fortemente comprometidos com as autoridades e organismos esportivos, que estão fazendo esforços significativos para conter a ameaça do coronavírus”.

Em entrevista coletiva, Yoshihide Suga, secretário-chefe do gabinete do governo japonês, afirmou que “não há mudança na posição do governo” sobre os preparativos para os Jogos. Além disso, ele reforça que manterá contato próximo com o Comitê Olímpico Internacional, os organizadores e o governo de Tóquio.

Continua após a publicidade

Rota da chama

Pela primeira vez na história, uma mulher iniciou o revezamento da tocha. A atleta grega Anna Korakaki, campeã olímpica no tiro esportivo na Rio-2016, entregou a chama à japonesa Mizuki Noguchi, vencedora da maratona na Olimpíada de Atenas-2004.

Pelos próximos setes dias, a chama será levada em revezamento pela Grécia, percorrendo 31 cidades e 15 sítios arqueológicos. No dia 19, uma quinta-feira, o símbolo será entregue aos organizadores da Olimpíada do Japão, no Panatenaico de Atenas.

O revezamento pelo país-sede deve começar no dia 26, em Fukushima, e percorrerá 47 localidades durante 121 dias, até a cerimônia de abertura, que será realizada no estádio olímpico em Tóquio, no dia 24 de julho.

Continua após a publicidade

Aproveite a própria companhia e saia mais sozinha

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.