Catherine Deneuve pede desculpas a vítimas de assédio sexual

Atriz francesa causou polêmica após assinar carta em que afirmava que os homens deveriam ser “livres para flertar”

A atriz francesa Catherine Deneuve, 74 anos, se pronunciou neste domingo (14) pela primeira vez depois de ter causado polêmica sua participação em carta aberta no “Le Monde” com outras 99 mulheres em que, entre outras coisas, apoiava a “liberdade de importunar” dos homens.

O texto foi divulgado na semana passada na França e é um manifesto contra a onda de denúncias de abusos sexuais em Hollywood após o caso do executivo Harvey Weinstein. Segundo ela, os métodos das militantes são “exagerados”.

Hoje, ela defendeu sua assinatura, mas pediu desculpas às vítimas de assédio sexual em um texto publicado na noite deste domingo no site do jornal “Liberation“.

“Cumprimento de modo fraterno todas as vítimas de atos odiosos que possam ter se sentido agredidas por este texto publicado no “Le Monde”. É a elas, e apenas a elas, que apresento minhas desculpas.”

“Efetivamente assinei a petição (…) Sim, amo a liberdade. Mas não amo essa característica da nossa época em que todos se sentem no direito de julgar, ser árbitros, condenar (…) Uma época em que simples denúncias nas redes sociais geram punições, demissões e, com frequência, linchamentos na mídia (…) Não desculpo nada. Não decido sobre a culpa desses homens, já que não estou qualificada para isso. E poucos estão”, afirma a atriz..

Ela acrescenta que, “evidentemente, nada no texto afirma que o assédio tem algo de bom, do contrário não o teria assinado”. A atriz também relembrou seu compromisso com as causas feministas, como ter assinado um manifesto a favor do aborto em 1971.

Para Deneuve, “a solução virá da educação de nossos meninos e meninas”.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s