Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Catherine Deneuve pede desculpas a vítimas de assédio sexual

Atriz francesa causou polêmica após assinar carta em que afirmava que os homens deveriam ser “livres para flertar”

Por Da Redação
14 jan 2018, 23h57

A atriz francesa Catherine Deneuve, 74 anos, se pronunciou neste domingo (14) pela primeira vez depois de ter causado polêmica sua participação em carta aberta no “Le Monde” com outras 99 mulheres em que, entre outras coisas, apoiava a “liberdade de importunar” dos homens.

O texto foi divulgado na semana passada na França e é um manifesto contra a onda de denúncias de abusos sexuais em Hollywood após o caso do executivo Harvey Weinstein. Segundo ela, os métodos das militantes são “exagerados”.

Hoje, ela defendeu sua assinatura, mas pediu desculpas às vítimas de assédio sexual em um texto publicado na noite deste domingo no site do jornal “Liberation“.

“Cumprimento de modo fraterno todas as vítimas de atos odiosos que possam ter se sentido agredidas por este texto publicado no “Le Monde”. É a elas, e apenas a elas, que apresento minhas desculpas.”

“Efetivamente assinei a petição (…) Sim, amo a liberdade. Mas não amo essa característica da nossa época em que todos se sentem no direito de julgar, ser árbitros, condenar (…) Uma época em que simples denúncias nas redes sociais geram punições, demissões e, com frequência, linchamentos na mídia (…) Não desculpo nada. Não decido sobre a culpa desses homens, já que não estou qualificada para isso. E poucos estão”, afirma a atriz..

Continua após a publicidade

Ela acrescenta que, “evidentemente, nada no texto afirma que o assédio tem algo de bom, do contrário não o teria assinado”. A atriz também relembrou seu compromisso com as causas feministas, como ter assinado um manifesto a favor do aborto em 1971.

Para Deneuve, “a solução virá da educação de nossos meninos e meninas”.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.