Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Caso Marielle continua na Justiça do Rio, decide STJ

Familiares e amigos encabeçaram campanha para que investigações não fossem transferidas para os órgãos federais

Por Da Redação
Atualizado em 27 Maio 2020, 20h56 - Publicado em 27 Maio 2020, 19h41

Nesta quarta-feira (27), o Supremo Tribunal de Justiça decidiu por maioria que o caso dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes continua sob responsabilidade do governo estadual do Rio de Janeiro.

O julgamento ocorreu após um pedido de federalização pela Procuradoria Geral de República sob argumento de que as investigações poderiam estar contaminadas, já que há demora na conclusão sobre quem são os mandantes do crime. Entretanto, familiares, amigos e apoiadores lideraram uma campanha contrária sob a hashtag #FederalizaçãoNão para evitar que a Polícia Federal e Ministério Público Federal assumissem o caso, pois a solução poderia demorar ainda mais a chegar.

Continua após a publicidade

Em carta enviada a ministros do STJ, a família da vereadora afirmou que federalizar o caso representaria um “retrocesso lamentável”, que a apuração é “bem conduzida” atualmente e que deve permanecer sob responsabilidade da Polícia Civil e do Ministério Público do estado do Rio. O MP-RJ também se posicionou desta forma.

CASO MARIELLE

A vereadora Marielle Franco (PSOL) foi assassinada a tiros em 14 de março de 2018 na região central do Rio de Janeiro. Além da vereadora, o motorista do carro em que Marielle estava, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morto. Ela voltava para casa depois de participar do evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”. Segundo a polícia, outro veículo emparelhou com o dela e os ocupantes abriram fogo. A polícia recolheu oito balas no local.

Quinta vereadora mais votada nas eleições para a Câmara Municipal (46.502 votos), Marielle era ativista de direitos humanos e do feminismo negro. Na Câmara, presidia a Comissão da Mulher e, no mês anterior ao crime, havia nomeada relatora da comissão que acompanha a intervenção federal na segurança pública do Rio. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.