Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Casamento homossexual fica de fora do primeiro Código Civil da China

Até 2001, a homossexualidade era vista oficialmente como uma doença mental na China. Legislação segue definindo casamento como "união entre homem e mulher"

Por Da Redação
22 jun 2020, 15h15

O casamento homossexual continua sendo ilegal na China. A promulgação do primeiro Código Civil chinês excluiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo da legislação, frustrando as esperanças da comunidade LGBT+ de uma possível legalização. As informações são da AFP.

O país é historicamente homofóbico. Até 2001, a homossexualidade era vista oficialmente como uma doença mental na China. Em 2015, um cidadão iniciou um processo para conseguir se casar com seu parceiro, mas não obteve sucesso.

A legalização do casamento igualitário estava entre as principais sugestões dos cidadãos para o Código Civil. Os legisladores haviam aberto um espaço para sugestões para a alteração da legislação. No entanto, o texto final, promulgado em maio, continua a definir o casamento como “a união entre um homem e uma mulher”.

Inúmeros homossexuais chineses mantém relações secretas ou são forçados ao casamento heterossexual, devido à pressão familiar. Para o ativista Peng Yanhui, o não reconhecimento da união homossexual foi “um duro golpe” para a comunidade LGBT+. “Centenas de milhares de pessoas se expressaram. Compartilharam suas histórias pessoais, porque queriam uma mudança”, afirmou à AFP.

Continua após a publicidade

A questão é ainda mais preocupante levando em conta que apenas pessoas casadas podem adotar filhos ou adquirir bens imóveis em conjunto. Casais homossexuais que desejam ter filhos devem buscar tratamentos de fertilidade no exterior ou “barrigas de aluguel”, a um preço alto.

O que você precisa saber sobre gravidez em tempos de pandemia

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.