Casa Clã MAMA 2025: tudo o que rolou na 3ª edição do evento
A terceira edição do evento reuniu uma programação de peso sobre inovação e conscientização, além de relatos de quem vive ou atua no combate ao câncer de mama
Uma em cada oito mulheres será diagnosticada com câncer de mama ao longo da vida. O dado da American Cancer Society (EUA) reforça a urgência de falar sobre esse tema, ainda visto com tanto tabu, sob um viés mais empático e informativo.
Movidas por esse propósito, CLAUDIA e Veja Saúde, junto do projeto MAMA Culturas de Prevenção, realizaram a terceira edição da Casa Clã Mama no dia 3 de outubro, no Casarão Higienópolis, em São Paulo. Ali, grandes referências da medicina, comunicadoras e pacientes em diferentes etapas do cuidado dividiram, com uma plateia atenta, reflexões inspiradoras sobre o poder do conhecimento na jornada de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
Ao longo do dia, o que se ouviu foram depoimentos emocionantes, debates enriquecedores, e momentos de troca que, mais uma vez, provaram que falar sobre câncer de mama é também um ato de cuidado coletivo. Confira aqui tudo o que aconteceu por lá.
1. Prevenção é vida
O diagnóstico precoce ainda é a principal saída para o câncer de mama. Os oncologistas Gustavo Werutsky e Laura Testa, além de Julia Presotto, fundadora do MAMA, reforçaram o olhar para a cultura de prevenção como possibilitadora de curas.
2. Cada história á única
Hoje a ciência atesta: existem diferentes subtipos de tumores na mama. No papo conduzido por Helena Galante, as médicas Fabiana Makdissi e Marcia Abadi (da MSD), além da paciente Michele Araújo ressaltaram a importância de reconhecer essas particularidades para um tratamento mais certeiro.
3. Tecnologia essencial
Com uma perspectiva otimista para o futuro da oncologia, Cristina Assumpção, diretora executiva do Instituto PROTEA, e Flora Finguerman, médica radiologista na DASA, apresentaram as inovações tecnológicas que estão transformando a maneira de rastrear e personalizar o tratamento.
4. Seguir com metástase
Mediada por Karin Hueck, a conversa trouxe a paciente Jussara Del Moral, que convive com metástase há 17 anos, e as médicas Cinthia Moreira e Mariana Monteiro, para desmistificar o câncer metastático e mostrar que o diagnóstico não é o fim.
5. O gosto do recomeço
Diagnosticada duas vezes com câncer, Carol Albuquerque abriu o Fresta Bar em meio ao segundo tratamento e nem por isso pensou em desistir. “Eu seguia cozinhando. Era o lugar onde me sentia viva”, conta. No evento, sua sensibilidade se refletiu em um menu delicado, com frutos-do-mar e ingredientes locais. Um momento para o prazer.
6. Corpo em movimento
Quem estava na plateia recebeu uma dose extra de motivação para se exercitar ao ouvir a palestra das doutoras Débora Gagliatto e Gabriela Prior (da Daichii Sankyo) junto da maratonista, fisioterapeuta e influenciadora Raquel Castanharo.
7. Depois da cura
Muitas pessoas dão adeus ao câncer e, logo em seguida, se deparam com a osteoporose. Neste bate-papo, a escritora Patrícia Vellenich, Carolina Martinez Bonaldi (da AMGEN), e a Dra. Adriana Orcesi falaram sobre como cuidar da saúde óssea pode ser essencial para uma vida plena pós-câncer.
8. Arte como cura
Suzana Pires, protagonista e roteirista de Câncer com Ascendente em Virgem, que estreou em março, emocionou-se ao falar sobre viver com leveza. Na entrevista para Beatriz Lourenço, disse: “O riso é revolucionário, a base de tudo. Você pode bagunçar um baú inteiro e, no fundo, sempre encontra uma gargalhada.”
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
Conheça a primeira brasileira contratada pela Gibson, maior marca de guitarras do mundo
Quarto de casal pequeno e funcional: 5 ideias para otimizar o espaço com estilo
As tendências de piso que vão dominar 2026 — e renovar sua casa já no início do ano
10 looks de escritório que funcionam no frio e no calor
As 9 estampas que vão dominar a primavera/verão 2026







