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Hóspedes encontram câmera escondida em apartamento do Airbnb

Equipamento estava escondido atrás de espelho do quarto registrando imagens da cama de casal

Por Da Redação - 29 jan 2018, 18h30

Um casal de turistas encontrou uma câmera escondida atrás de um espelho em um apartamento alugado na Ilha Porchat, litoral de São Paulo. A empresa Airbnb, especializada em hospedagens online, decidiu ressarcir o valor gasto pelos turistas, que alugaram o apartamento através dos serviços do site. Foi um total de 922,37 reais por quatro diárias no Condomínio Edifícios Blue Moon e Blue Sky. Além disso, o dono do imóvel foi banido da plataforma.

Em entrevista para o G1, a advogada do casal Cátia Menecatte informou que a empresa fará o ressarcimento em até sete dias, pois a companhia está analisando os outros gastos do casal, como combustível. Ela revelou também que o casal tentou entrar em contato com a empresa quando descobriu as câmeras, mas, pela falta de retorno, precisou alugar outro local às pressas.

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Os turistas estão muito frustrados com o ocorrido, disse a advogada. “Ela é arquiteta no ABC paulista e precisou reorganizar toda a sua agenda para viajar com o namorado. Eles até deixaram de viajar no Ano Novo para aproveitar esse feriado, passear, descansar e curtir a paisagem. Foi uma frustração gigante”, afirma. 

A polícia irá analisar se as imagens estão armazenadas em algum local externo, se foram vazadas ou vistas em alguma plataforma online.

Entenda o caso

O casal de turistas estava aproveitando seu recesso em São Vicente, quando encontrou uma câmera escondida atrás de espelho dentro do apartamento em que estavam hospedados. Os hóspedes – uma arquiteta, de 28 anos, e um analista de sistemas, de 27, moradores da região do ABC paulista –  acharam o equipamento após notarem uma luz piscando atrás do espelho.

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Logo que foi encontrada, o casal retirou a câmera do local, temendo o que poderia ter sido gravado, uma vez que ela estava direcionada para a cama do quarto.

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Logo depois que retiram o equipamento, os turistas foram contatados pelo dono do imóvel, que questionou se havia algo errado. Quando os hóspedes falaram sobre a câmera, o proprietário afirmou que era uma medida de segurança que estava mencionada na descrição do apartamento no Airbnb. Porém, o casal afirma que a informação não constava na plataforma.

O boletim de ocorrência foi registrado na quinta-feira (25), embora a reserva do apartamento terminasse no domingo (28). A câmera foi entregue às autoridades no mesmo dia.

As normas do Airbnb

A Airbnb deixou claro que baniu o usuário da plataforma assim que soube do ocorrido. De acordo com a companhia, as regras são nítidas ao proibir câmeras em quartos ou banheiros. Caso haja câmeras em outros locais da residência, essa informação deve ser divulgada no anúncio do imóvel.

Além disso, a empresa garante que está disponível para auxílio desde o primeiro contato dos hóspedes, prometendo colaborar com as investigações.

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