Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça Brigitte Trogneux, a primeira-dama alvo de piada de Bolsonaro

De família rica, ela foi professora de Emmanuel Macron

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 14h10 - Publicado em 26 ago 2019, 15h40

O nome de Brigitte Trogneaux foi estampado nos noticiários e jornais desta segunda-feira (26) após polêmica envolvendo Jair Bolsonaro. O presidente da República fez piada com a esposa de Emmanuel Macron, presidente da França, no Facebook. O francês afirmou que o comportamento do presidente brasileiro foi “triste” e “extremamente desrespeitoso”.

Mas, afinal, quem é Brigitte Trogneaux? A primeira-dama tem uma história que instiga a imprensa internacional. Ela e Macron têm uma diferença de idade de 24 anos e se conheceram durante uma aula de teatro – ela era professora dele.

Brigitte nasceu em 1953 na cidade de Amiens, no norte da França, em uma rica família chocolateira que hoje é dona de uma fábrica de macarons. Aos 20 anos, casou-se com o banqueiro Andre-Louis Auzière, com quem teve três filhos, Sébastien Auzière, de 44, Laurence Auzière-Jourdan, de 42 anos, e Tiphaine Auzière, de 35 anos.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Brigitte virou professora de Literatura e Latim na escola jesuíta de sua cidade natal, o Lycée La Providence d’Amiens. Lá, em 1993, ela conheceu Macron quando ele tinha 15 anos. Eles trabalharam juntos em uma peça teatral – a professora ainda era casada e sua filha, Laurance, era da mesma turma que Emmanuel.

Quando o atual presidente tinha 17 anos, ele se declarou. “Aos 17 anos, Emmanuel me disse ‘Faça o que fizer, me casarei com você!'”, explicou Brigitte. Segundo a primeira-dama, ela e o rapaz não mantinham uma relação professora-aluno, porque ele mantinha “um relacionamento de igual para igual com adultos”.

Continua após a publicidade

“Não era como os demais, não era um adolescente (…) Eu estava completamente contagiada pela inteligência daquele menino”, disse ela. “Pouco a pouco, venceu todas as minhas resistências”.

Emmanuel Macron e Brigitte Macron
Emmanuel Macron e Brigitte Macron (Chesnot/Getty Images)

Os pais de Macron, que eram médicos, perceberam que o filho estava apaixonado e, ao descobrirem que era uma professora, tentaram mudar a cabeça do adolescente. De acordo com a biógrafa Anne Fulda, eles teriam pedido à Brigitte que ela ficasse longe do garoto até que ele completasse 18 anos. “Eu não posso prometer nada”, a futura primeira-dama teria respondido.

Então, Macron foi obrigado a estudar em um instituto de prestígio em Paris. Mas ele não desanimou da ideia de se casar com a mulher. “Tinha uma obsessão, uma ideia fixa: viver a vida que havia escolhido com aquela que amava. E fazer todo o necessário para conseguir isso”, explica o hoje presidente em seu livro “Revolucion”.

De professora à primeira-dama

Em 2007, Brigitte e Emmanuel se casaram e a primeira-dama estabeleceu uma relação saudável com a família do marido. A mãe do presidente francês diz que enxerga a nora como uma amiga. Tiphaine, filha de Trogneaux, trabalhou na campanha do padrasto, assim como sua irmã Laurance.

Continua após a publicidade

Em 2014, Brigitte se demitiu do emprego como professora quando Macron ainda era ministro da Economia e se tornou sua conselheira.

Agora, já como primeira-dama, pretende voltar às escolas, de acordo com o jornal português Público. Ela dará aula de literatura clássica e patrimônio cultural em um programa de capacitação para aqueles que ainda não terminaram o Ensino Médio e estão desempregados.

Segundo a publicação, as aulas começarão em setembro e serão destinadas a desempregados maiores de 25 anos. Elas serão financiadas pelo conglomerado de luxo LVMH (que reúne marcas como a Louis Vuitton, Bulgari e Christian Dior).

Leia também: Filha de Fernanda Young publica texto emocionante de despedida da mãe

+ Caso Flordelis: depoimentos revelam traição, troca de casais e incesto

Continua após a publicidade

PODCAST – De onde tirar forças para enfrentar a dor

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.