Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 7,99

Black Friday: número de compras online e físicas deve se igualar

Essa é só uma das principais tendências para o período, apontadas por pesquisa do Google com a consultoria Provokers

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 13h18 - Publicado em 19 set 2019, 17h34
 (Prathan Chorruangsak / EyeEm/Getty Images)
Continua após publicidade

A Black Friday – período em que as lojas virtuais e físicas oferecem promoções e descontos em seus produtos – está chegando e, neste ano, pela primeira vez, o número de compras online e presenciais será igualado. Essa é uma das tendências mapeadas por uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria Provokers.

Foram ouvidas, no total, 2.500 pessoas (1.500 pela Provokers e 1.000 por meio da ferramenta Google Survey) e foi constatado que a intenção de compra somente pela internet durante a Black Friday caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019. Já a parcela de compradores que pretende comprar apenas em lojas físicas passou de 41% para 37%, no mesmo período.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Isso acontece porque, segundo a pesquisa, os consumidores multicanal (aqueles que compram tanto online quanto fisicamente) representarão 25% do total de compradores. No ano passado, essa porcentagem foi de 7%.

Ainda de acordo com o levantamento, dois em cada três brasileiros pesquisam o que querem comprar na internet antes de irem à loja física. Ou seja, 74% já tinham ideia ou certeza de qual loja iriam realizar a compra, enquanto apenas 27% dos compradores decidiram na hora onde iriam.

Continua após a publicidade

Confira, abaixo, outras tendências, segundo o levantamento, para a Black Friday 2019, que acontecerá no dia 29 de novembro:

Retirada na loja

A opção de retirar o produto na loja física é considerada muito importante na hora de decidir a loja na Black Friday para 39% dos brasileiros. Além disso, 24% dos consumidores pretendem optar por essa forma de entrega de suas compras online.

Compras por aplicativo

Segundo a pesquisa, o Brasil figura entre os principais países do mundo na utilização de aplicativos de varejistas – 57% dos consumidores já compraram através de um app.

Continua após a publicidade

Esse número serve como um alerta para os donos de e-commerce (comércio online) na semana pré-Black Friday, já que é o período em que mais cresce a taxa de downloads de aplicativos de lojas, de acordo com AppAnnie.

Confiança é o principal fator para compra

A pesquisa ainda aponta que o principal fator na hora de realizar a compra pela internet está ligado à confiança do consumidor na loja (16%), seguido pela confiança na marca/produto (13%); pagamento parcelado (11%); valor do frete (10%) e tempo de entrega (4%).

Leia também: 12 itens de cozinha para ter uma casa de Masterchef

Continua após a publicidade

+ 18 itens de organização para se tornar Marie Kondo

PODCAST – Como dialogar com as crianças e adolescentes sobre sexualidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.